Consultoria estratégica de conteúdo e posicionamento

Transcrição completa · it'sMine!

Reunião conduzida por Rafaella da Mata
23 de junho de 2026 Duração 105 minutos 477 falas registradas
Rafaella da Mata
Moysés Remma
Marcelo Kimura
Tiago Piccinin
Anahid Boyadjian
R
Rafaella d.M.00:00
hello
T
Tiago P.00:01
Oi Rafael, bom dia. Boa tarde.
R
Rafaella d.M.00:04
Tá tchau. Como é que você tá, tá bem?
T
Tiago P.00:06
Eu tô bem e você tudo bem?
R
Rafaella d.M.00:08
Graças a Deus tudo na santa paz com o tempo na correria aqui da vida.
T
Tiago P.00:14
Quanto tempo? Mais legal legal que a gente está fluindo com os dois projetos aí, né?
R
Rafaella d.M.00:23
Eu vim hoje para reunião justamente também para a gente sincronizar o máximo que a gente puder. E deixar mais redondinha. Oi tudo bom Moisés?
M
Moysés R.00:35
Olá tudo bem?
R
Rafaella d.M.00:36
Tudo na santa paz. então
T
Tiago P.00:43
Alguém mais vai participar da sua equipe.
R
Rafaella d.M.00:46
Quer entrar né?
R
Rafaella d.M.00:48
Olá, estou transcrevendo esta chamada com minha extensão Mons AI. https://Mons.io/r/transcribing
T
Tiago P.01:07
2 minutinhos
R
Rafaella d.M.01:09
E aí gente, como é que tá o clima por aí frio?
T
Tiago P.01:18
Aqui que tá friozinho.
M
Moysés R.01:18
frio Zinho vem bastante frio esses dias agora.
R
Rafaella d.M.01:23
Que inveja de vocês. Que é quatro sol para cada um.
M
Moysés R.01:34
Boa tarde
R
Rafaella d.M.01:35
Acho que deve estar.
M
Moysés R.01:38
Quantos graus por aí?
A
Anahid B.01:39
Não tava ouvindo vocês. 30 3
R
Rafaella d.M.01:48
É porque a nossa sorte aqui é porque é litoral aí a gente lá, mas é gente
M
Moysés R.01:58
É bem ventilado, né?
R
Rafaella d.M.02:02
tem dias que é insuportável.
M
Moysés R.02:06
Eu sei como é Foi bastante para Fortaleza e eu sou de Manaus, né, então sei bem como é que é.
R
Rafaella d.M.02:12
Manaus Nossa quando eu fui passado para Manaus, eu passei mal justamente porque é uma é uma pintura que a gente fala uma pintura não tem vento e do nada começa a chover. Vamos lá meninos, vamos começar hoje é a nossa reunião de alinhamento
M
Moysés R.02:33
Não e é uma pressão até para até para respirar é mais pesado assim. O ar é mais pesado, então tanto humidade difícil. legal Comida é boa comida boa. É verdade
T
Tiago P.03:08
Acho que podemos começar tá Rafael. Eu avisei ele ali no grupo então, qualquer coisa ele entra a gente vai.
R
Rafaella d.M.03:22
também para escutar. Vocês a gente teve alguns ajustes na última reunião é mais fácil ou passou para mim algo feedbacks também então vamos tentar ser mais assertivo cada vez mais a gente tá sincronizando então. A ideia é justamente. A gente corrigiu que tem para ser corrigido que vocês não estão gostando escutar vocês acertar o que tem para ser acertado justamente para a gente criar pontos ali mais estratégicos tá então hoje eu vou estar aqui junto com a Nair de como realmente estrategista para a gente bolar ideias, vocês também passassem Panorama.
R
Rafaella d.M.03:57
Por exemplo, que que vocês têm percebido aumentou o número de assinaturas? O que que vocês perceberam na curva aí de procura da Galera. Depois dessa nova essas novas movimentações que a gente está fazendo me atualizem.
T
Tiago P.04:15
Quer falar?
M
Moysés R.04:16
Cara eu acho que tu tá acompanhando até mais de perto do que outro tá mais por dentro dos números do que pode.
T
Tiago P.04:22
Em relação ao Instagram, né? A gente viu que aumentou consideravelmente ali o número de seguidores, né? A gente tava parado há um tempinho ali na casa dos 12 mil e alguma coisa e a gente já tá com uns 14 mil e alguma coisa se eu não me engano, né? Então em relação a isso o número de seguidores. Aumentou a interação nos posts mensagens, eu não tenho muito acompanhado, mas eu vi que tá mais parado, né, amor? O pessoal, não entendi a comentar muito, mas isso é algo parece que é geral, né? Tá difícil fazer a galera comentar nos posts.
M
Moysés R.05:01
Se não for polêmica, né?
R
Rafaella d.M.05:04
Polêmica, a gente é mais complexo senti ali aquela vontade. Ah, vou deixar um comentário sabe mas mais pontual que mais.
T
Tiago P.05:17
E em relação as assinaturas a nossa assinaturas Manteve mais ou menos a mesma base, né? Então nossa conversão de assinante. Está mais ou menos igual mas teve um pouquinho mais de movimento na geração de certificados avulsos que a gente ama tá que a galera contrata apenas um e sem comprometimento com assinatura.
R
Rafaella d.M.05:42
Quando essa galera só uma dúvida quando essa galera contrata avulso, vocês entram por exemplo ali em contato aparecendo disparam algum.
T
Tiago P.05:54
Não não hoje embora a gente desenhou algumas coisas, né? A gente não tem nada.
R
Rafaella d.M.06:02
Que acha que habita em mim fica me contando toda ó, o que que a gente poderia pensar também para ativar essa base porque vocês têm uma base de links muito boa muito boa tá hoje. Vocês não tem por exemplo ninguém do comercial a venda é totalmente feita ali pelo link, né? Não tem ninguém ali para tá ativando, né? Vocês nunca tiveram interesse de ter uma pessoa só para isso.
R
Rafaella d.M.06:34
Porque assim se você eu acredito que seria uma boa não para essa pessoa ficar
T
Tiago P.06:35
Não.
R
Rafaella d.M.06:40
vendendo para vocês, mas interagindo com essas pessoas que um dia compraram Só Um certificado avulso, mas ah não tenho interesse agora no momento. Aí a gente pode atacar com lá do robótico. A gente pode botar alguma h&a para disparar alguns algumas mensagens personalizadas ou até mesmo áudio de vocês então, por exemplo lá, imagina o Moisés que tá mais ali, né? O rosto ele Grava um áudio e aí a gente pega esse áudio eu posso alimentar vocês como fazer? E aí vocês disparam para essas pessoas que um dia compraram manda ler uma mensagem no Direct delas o mesmo áudio padrão na hora eu vim aqui seja bem-vindo e que você contratou. Um certificado, olha quero te dar um voucher para você experimentar. Como funciona o plano de assinatura? Alguma coisa assim.
R
Rafaella d.M.07:36
que a gente
M
Moysés R.07:36
Faria Faria pelo Instagram por e-mail que a gente tem como vincular a pessoa que fez a contratação para mandar mensagem direto no Instagram.
R
Rafaella d.M.07:44
Dá para fazer pelos dois se você se na hora da inscrição ali vocês coletarem o Instagram dá para pegar pelo Instagram aí dá para fazer até três tipos de estratégias diferentes, tá a primeira mandar via e-mail disparar e- mail. Ah, mas a gente não tem ali o Instagram da pessoa não tem problema a gente levanta que por exemplo arrobas de Quem segue vocês então por exemplo a gente pode botar a roupa de profissionais específicos que seguem a gente puxa ali uma lista de pessoas que já estão na base de vocês que seguem que são profissionais que podem ali ter uma assinatura ativa. Se você tiver uma lista, por exemplo de Cadastro dessas pessoas bater com essa lista mas também se não tiver não tem problema puxa, sei lá, vamos começar de mil e mil mil arrobas desses mil arrobas, a gente gera uma mensagem personalizada para cada roupa ou um áudio como eu falei agora pouco e dispara no Direct para essas pessoas. Eu acho que é uma boa ativação não tem custo energia é pouca porque só Grava um áudio ou só manda uma mensagem personalizada e às vezes a pessoa não come porque ela esquece de comprar.
R
Rafaella d.M.09:09
Que acontece. E aí disparando isso, pode ser que dê algum resultado. Digamos que a gente tem ali 20% de conversão que é o que é o máximo ali que a gente tem para cada para cada ação de mil Vinte por cento já é um número considerável, entendeu? Aí a gente pode pensar em alguma indar ou liberar, sei lá um certificado. Extra alguma coisa, sabe?
T
Tiago P.09:37
Uhum é eu entendo, eu entendo que funcionaria se não abrisse a imagem para o
R
Rafaella d.M.09:38
Que tal?
T
Tiago P.09:45
pessoal querer tagarelar. Amor, porque acho que a gente não tá no momento de ficar respondendo muita gente, sabe?
R
Rafaella d.M.09:56
Ah entendi, pois é.
M
Moysés R.09:58
De iniciar a conversa, né? É tinha que ser algo mesmo mais bem claro assim, ó, a gente a gente passou aqui para te trazer um cupom de desconto. Né próximos cupom, sei lá que o cara ganha um sei lá 30% desconto o próximo
R
Rafaella d.M.10:10
Pronto, dá para fazer algo bem assim bem bem redutível no sentido de alta. Tô
M
Moysés R.10:15
cupom.
T
Tiago P.10:17
Ele já pode ter ó se você tem alguma dúvida em relação a nossa assinaturas acesse esse link aqui que tem algumas perguntas respondidas já é?
R
Rafaella d.M.10:34
passando aqui ver que você acompanha. A gente tô te mandando essa mensagem para dizer que a gente tem um processo de assinatura, eu acho que vai fazer muito sentido para o teu negócio e se você quer entender mais sobre a ferramenta é só você clicar nesse link aqui abaixo que vai ter tanto todas as dúvidas que você tiver como também esse vauge essa coisa que a gente está presente para você pronto só perguntar de volta, ela vai a mensagem foi dizendo para ela entrar então acabou pode ser sim, tá?
M
Moysés R.11:06
e tipo assim a gente fazendo isso no Insta, não tem nenhum risco de doença do Instagram entender que tá que tá mandando muita mensagem trazer algum tipo de
R
Rafaella d.M.11:16
Moisés Por exemplo quando você manda em massa sabe que quando você pega a mesma mensagem, manda disparado, beleza? Mas hoje a gente consegue adaptar da melhor forma então, por exemplo eu faço isso no meu as vezes porque eu também não tenho tempo muitas vezes de estar ali. Hoje, eu tenho o quê uma profissional que responde meus meus contatos, ela faz todo esse processo, mas às vezes eu quero fazer uma ação em massa, ela não vai conseguir reproduzir o meu áudio e E a gente vai disparando aí, a gente tem as pausas então por exemplo. Ah, vamos disparar a cada cinco minutos, entendeu e 20 disparos por dia 30 disparos por dia, então a gente não o Instagram ele não bloqueia ele não vê isso como algo ruim funciona tá? Você não pode ser aquela coisa brutona, né? Vou
M
Moysés R.12:07
sim
R
Rafaella d.M.12:11
mandar aqui disparada mil pessoas não é todo uma estratégia um acompanhamento. E aí vai mandando dia após dias a gente fizer 30 dias todos os dias programar uma Skill para isso funciona muito bem, tá?
M
Moysés R.12:30
Anotar isso aqui.
R
Rafaella d.M.12:31
Aí se vocês quiserem gravar esse áudio ou Pensa no que que vocês vão dar que eu tenho que fazer isso para vocês para testar. Tá certo? Se vocês quiserem ou eu faço aqui ou então eu mando para vocês todo o direcionamento de como fazer precisamos para ti, né? Mas é bem bacana, porque assim ativa né? Não fica no passivo. Então dá uma ativada ali na galera. Olha pode O Moisés tá falando comigo. Ele parou o tempo dele para mandar uma mensagem. Então isso gera muito conexão, tá?
T
Tiago P.13:15
Pode ser legal.
R
Rafaella d.M.13:19
E é bacana sabe? Se não for o áudio até mesmo texto sabe o personalizado. Ele é bem.
M
Moysés R.13:29
E geralmente o que que você usa nisso? Daí é usa tipo o cloud para fazer ele que faz as coisas ou é uma outra uma ferramenta. Que que você tem usado, até porque você falou esquilo não conhecia ontem.
R
Rafaella d.M.13:44
Eu gosto eu tenho duas ferramentas assim que eu sou lá que é amamos em primeiro lugar e eu gosto muito da Manos, mas o cloud para exercer Essas funções de Instagram, eu gosto bem mais aí eu uso o cloud Coach é a parte de códigos. E aí eu programo as ações que ele vai fazer e deixa ele no meu computador rodando.
M
Moysés R.14:14
Deixa ele ficar rodando o segundo plano.
R
Rafaella d.M.14:17
Total é agora mesmo. Ele tava andando aqui ó, ele tá fazendo sabe o que é uma varredura para um mentorado meu que mostrar para vocês. Ele tá aqui, vocês estão conseguindo ver minha tela.
M
Moysés R.14:38
legal
R
Rafaella d.M.14:39
Vem aqui ó, ele tá no meu cliente. Ele tá fazendo uma varredura completa. Levantando alguns uma planilha de Excel de seguidores potenciais, aí eu gerei um esquilo. Montei aqui eu faço aplico. Ele montou e ele já me entregou aqui provavelmente. Aí Ele montou para mim a nível de categoria o nome das pessoas segmento@ Hotmail para ele aí eu vou mandar para o meu cliente e aí em cima desses dados que ele puxou do meu cliente. Aí a gente vai executar massa um plano de ação comercial de agendamento, tá? Então assim eu gosto muito do Cloud para executar essas ações em massa porque ele faz exatamente, eu adoro também, só que amamos ela para mim ela funciona melhor.
R
Rafaella d.M.15:55
Quando eu quero resolver algum bucho da Meta que normalmente todos os dias eu tenho que resolver junto com nada, eu gosto do da Manos para desenvolver alguma ferramenta que tem a inteligência artificial integrada então por exemplo. Sei lá, vou criar aqui uma calculadora é um cliente eu vou criar aqui uma ferramenta no formato aplicativo web que aí eu já boto aí a e eu gosto muito mais a precisão da Manos.
A
Anahid B.16:31
É muito boa também para fazer análise de links ou coisas do tipo que as outras vias não fazem muito bem. Mas a
R
Rafaella d.M.16:40
Eu gosto muito até nível de pesquisa, então eles são bem precisos para viver a cidade de algumas informações ela e aquela outra né? Que a gente usa às vezes até.
M
Moysés R.16:54
Para te ser bem sincero.
R
Rafaella d.M.16:56
Gosto também bastante aí penso né? As outras que a gente usa em quarto terceiro plano, mas essas são as de guerra mais cara que amamos me custa um rim todos os meses.
T
Tiago P.17:12
Tá. Mas vamos lá o que que a gente precisa definir hoje então que que a gente pode ajudar a melhorar aí.
R
Rafaella d.M.17:20
Mas esse feedback que eu queria de vocês a nível de todos né fofocando aqui na parte do Moisés. Por que que você gostaria de trazer para esse novo? Círculo Moisés? Tem alguma pauta quente que você gostaria que você viu lá isso aqui dá para a gente aproveitar o formato de conteúdo ou não? Algo da Copa alguém alguém assiste jogos?
M
Moysés R.17:48
Da Copa tem até questão de direitos autorais sobre as transmissões que é uma possibilidade até falei sobre esses Impostos sobre isso falando assim, né? A maior parte é marca direito de marca mesmo que a FIFA tem a CBF tem mas tem direitos autorais sobre as imagens da transmissões, né? Então você pode ter perfil derrubado bloqueado, se você fizer tradução, acho que é mais isso quando a gente fala de de direitos parais e copa não tem muito muita coisa.
M
Moysés R.18:19
Pelo menos eu não consigo visualizar muito conteúdo para criar em cima aí, né?
R
Rafaella d.M.18:22
Entende. Oi chegou.
M
Marcelo K.18:29
Olá. Desculpa o atraso aí.
R
Rafaella d.M.18:30
Os possíveis temas para a gente pensar de Ganchos, né? Para esse novo ciclo. E aí eu tava perguntando para os meninos se por exemplo, vamos voltar da Copa se a gente poderia aproveitar alguma coisa que são pautas mais quentes. E a gente tá vocês eles falaram né? Com essa dificuldade as pessoas engajarem comentarem quando a gente não traz ali uma fofoca a gente pode trazer alguma pauta ali mais quente que tá acontecendo aí no mundo para a gente levantar um bombeiro.
T
Tiago P.19:07
A gente comentou também de alguns cases, né, amor de alguns depoimentos ou
M
Moysés R.19:13
Pois é isso a gente podia comer a gente já podia fazer isso aquele negócio
T
Tiago P.19:13
caso de uso.
M
Moysés R.19:16
né de pedir para as pessoas contarem os cases, né.
R
Rafaella d.M.19:18
Eu pedi para vocês, né? Já faz.
T
Tiago P.19:23
A gente tem uma ali que tá bem Evidente, né que daria para replicar aquele.
M
Moysés R.19:29
Não, mas eu digo de fazer um post pedindo para a galera contar para a gente.
T
Tiago P.19:32
Ah sim sim.
R
Rafaella d.M.19:34
A gente pode fazer algo assim, mas não seria interessante a gente fazer um post, né? Um conteúdo já falando desse. Case que vocês têm e ao final trazer esse gancho, se você nosso cliente já passou por alguma situação e quer que a gente conte aqui essa história. Qual é o jeito que vocês têm?
M
Moysés R.20:01
Pode ser? Tem o do Léo que tem um vídeo ali que é legal que Ele conta a história dele, eu tô tentando ver aqui de conversas que eu tenho alguma pessoa que já me falou duas já me falaram aqui no meu no meu. No meu WhatsApp eu tenho que pesquisar. Para ver mais assim, é porque me preocupa assim se a gente for. Impulsionar a campanha por exemplo aquela do Léo ou usando o nome dele daí já entra em questão de usar direito de imagem da pessoa, entendeu? Por isso que eu pensando que se a gente for fazer e for chamar fazer isso rodar um pouquinho ali pagando para as pessoas até o alcance maior daí não seria legal a gente trazer o nome de ninguém. Acho que seria mais contar que a gente quer ouvir o que as outras pessoas, entendeu?
R
Rafaella d.M.20:54
É mas Moisés, deixa eu te falar, o Léo tu não tem proximidade com ele para perguntar se tiver um termo para ele assinar exemplo ó essa autoriza que o uso
M
Moysés R.21:00
Sim posso conversar com ele?
R
Rafaella d.M.21:07
do seu direitos até porque por exemplo lá aqui na Cacau os nossos clientes todos eles assina um termo, entendeu? Então assim hoje a gente pode por exemplo usar as fotos deles dos projetos. Mas eles assinaram autorizando talvez seria interessante a gente perguntar para ele, já que é um queijo tão bom. Olha que
M
Moysés R.21:28
Sim, pois é, deixa eu ver.
R
Rafaella d.M.21:30
queria muito usar, só que fosse assim até pelo direito, né demais porque assim um rosto sempre vai vender mais do que uma palavra real. Tão trazendo ali o rosto. Case é bem bacana, ele é cliente ácido de vocês assinante.
M
Moysés R.21:51
Agora não lembro, tu sabe Thiago de cabeça, não sei.
T
Tiago P.21:54
Não tem que ter tem que ter o e-mail dele, aí eu consigo pesquisar aqui.
R
Rafaella d.M.21:55
melhor Porque se fosse a gente traz até ali no conteúdo. Hoje o Léo ele é assinante
M
Moysés R.21:59
Tem que procurar aqui.
R
Rafaella d.M.22:04
da semana. E se ele não for aí é o momento da gente fazer com que ele seja.
M
Moysés R.22:10
Vou até ver aqui, deixa eu mandar um alô para ele já aqui já converso com ele.
M
Marcelo K.22:15
A gente vai pedir um depoimento também para Cacau Rafaela pessoal lá.
R
Rafaella d.M.22:19
Eu na hora. Nossa gente eu tenho tanto peso e cabeludo que vocês não sabem
M
Moysés R.22:25
Olha aí, ó!
R
Rafaella d.M.22:27
vocês salvaram já a gente.
T
Tiago P.22:29
Então você você já é um Case que a gente pode replicar.
M
Moysés R.22:29
Olha aí.
R
Rafaella d.M.22:33
Imagina a vontade vou pensar em um Cabeludos, né? Anaide. Tem vários.
M
Moysés R.22:42
legal
T
Tiago P.22:43
Na última conversa Rafa a gente comentou também de fazer um conteúdo de vocês usando Lembra essa também é um conteúdo legal que a gente pode mostrar como é que vocês usam a It's line no dia a dia, né.
R
Rafaella d.M.22:56
As meninas ainda estão aí na gravação?
A
Anahid B.23:03
Já terminou?
R
Rafaella d.M.23:04
Não Dilma, Maiara a Tati estão aí gravando.
A
Anahid B.23:08
Não a mais foi almoçar com pouco tempo deve estar já voltando e a Tati já voltou do almoço.
R
Rafaella d.M.23:14
O que se elas voltarem já pede para elas gravarem o conteúdo para a gente não perder time de colocar na plataforma, como que a gente faz só quando night smile pode ser bem profissional, bota Mayara para falar que ela gosta ela vem
A
Anahid B.23:32
por favor
R
Rafaella d.M.23:33
olha aí, já já botei para executar.
M
Moysés R.23:37
Né ouvir o Léo tá ativo tá como o usuário ativo.
R
Rafaella d.M.23:41
Esse conteúdo a gente usaria ele dá para a gente fazer sabe o que é fazer forma dá para fazer de várias formas tá formato Rios ou formato Carrossel com vídeo integrado. Que aí a gente bota dentro dos carrosseis os vídeos e até mesmo mostrando ali na prática, como que faz o registro no formato de vídeo o Face dele explicando dizendo que ele ativo dá bem legal.
M
Moysés R.24:14
Legal, vou dar um alô para ele.
R
Rafaella d.M.24:16
Ótimo. Tem mais algum tema que vocês pensam. Sei lá não é? Nem que vocês pensaram, mas que vocês observam que poderia trazer como algo quente, falta quente.
T
Tiago P.24:30
Gente, eu não sei que mulher você tem alguma.
M
Marcelo K.24:31
Eu eu tenho um eu tenho uma que eu até escrevi o roteiro para gravar acabei
M
Moysés R.24:31
tu me Pegou de surpresa agora e
M
Marcelo K.24:37
não gravando mas ainda vou gravar um vídeo sobre. Que assim não é exatamente sobre é sobre direito autoral, mas é um pouco mais polêmico assim que é sobre o filme do bolsonaro. Eles usaram eles fizeram um trailer do filme e usar uma música da Beyoncé. E aí óbvio, né? A equipe jurídica dela já veio atrás assim rapidinho, vocês não pode pegar qualquer música que se encontram aí, né? Aí não sei como se foi resolvido lá não sei exatamente, mas aparentemente ele deve ter tirado do ar, né? E aí dá para a gente eu até eu fiz um vídeo vai sair agora essa semana a menina tá terminando de digitar e o título vai ser o filme do bolsonaro, nem saiu e já é um fiasco porque eu já sei que o público gosta desses título sensacionalistas assim, sabe? E aí falar e é incrível, porque assim.
R
Rafaella d.M.25:43
Eu adoro.
M
Marcelo K.25:51
Poxa, é um eles têm uma uma. Produtora por trás né? É uma é uma é uma empresa que tem experiência no assunto, como que me faz um negócio desse já conhecem como funciona no mercado. Quem que fez isso, cara? Você foi um social mídia que às vezes
T
Tiago P.26:08
sim
M
Marcelo K.26:11
colocou na Internet colocou o áudio ali, não sei mas foi muita molecagem, né? Então enfim só para falar você não pode sair por aí pegando ativos da internet e colocando seus materiais. E eu o contrário também é verdadeiro as suas da mesma forma as pessoas não podem pegar os ativos visuais que você criou, né? Seja uma fotografia um vídeo uma música e utilizar no material deles, só que para você conseguir proteger esse trabalho existe aí desmaine que também você não é só dizer que é seu né? Você tem que provar que é seu. E aí desmaia é a forma mais prática rápida e barata desfazer isso por aí eu fiz roteiro, mas eu não gravei o vídeo, mas eu acho que é uma coisa que como o filme não foi lançado ainda ainda, pode ser que e quando for lançado dá para repetir ele de novo.
R
Rafaella d.M.27:09
É uma pá também quente, até porque esse ano é ano de eleição, eu gosto e
M
Marcelo K.27:09
Que vai entrar no Hype.
R
Rafaella d.M.27:18
aí Moisés.
M
Marcelo K.27:18
E eu tenho eu tenho uma e eu tenho outra coisa.
M
Moysés R.27:21
Não é legal. Acho que o assunto que faz sentido faz sentido tá trazendo ali
M
Marcelo K.27:23
Eu tenho mais duas.
M
Moysés R.27:24
da importância da como é como é algo protegido, né? Como é o direito protegido, né? Não dá para brincar com isso não.
T
Tiago P.27:31
E é treta, né que era.
M
Marcelo K.27:32
É treta, a gente a gente vai irritar uma galera, mas depois a gente irrita
M
Moysés R.27:33
Gosta.
M
Marcelo K.27:39
outra galera que é o seguinte. Teve uma campanha da Dilma que foi uma campanha bem considerável assim, acho que todo mundo deve ter visto que era uma ilustração dela uma ilustração do rosto dela estilo aquela ilustração clássica do Che Guevara que é meio que duas cores assim. Cara fizeram Bandeira uma bandeira gigante para campanha foi para TV foi para tudo, quanto é lugar, cara. Eles pegaram a frustração de ilustrador brasileiro que ele tinha feito essa ilustração por uma encomenda de um jornal é uma revista para ilustrar uma matéria e tipo partido pegou sem pedir autorização nem nada e utilizou isso durante a campanha. E aí obviamente ele eu lembro na época ele reclamando na internet fazendo pose atrás de post que tava atrás dos direitos dele já tinha cortado advogado eu não lembro o nome dele, mas é um mostrador muito bom. Eu já seguia ele há um bom tempo inclusive.
M
Marcelo K.28:40
Tem essa e se quiser mais um chorinho, aí tem o dia que eu. a O governo do bolsonaro lançou a marca da do Ministério do Turismo e usaram uma
M
Moysés R.28:53
a marca do Ministério do Turismo
M
Marcelo K.28:57
fonte do da fonte achando que tava tudo bem, né? Pô tá aqui na internet é da fonte, só que a da fonte. E aí que tá pegadinha tem Fontes livres para uso pessoal do comercial e fontes que não são. Esse não era livre para os comerciais e obviamente, você está utilizando ali no governo nessa teria que ter pagado aí enfim, eles arrumaram lá deu uma treta lá, mas arrumaram. Mas essa é questão de direito autoral, que muita gente não conhece. Acho que pode ir pegando assim e tal e o quarto é a treta lá do pó de pá e do Pode pai Topper acho que é a pode pá fez uma parceria com a Topper e lançaram
M
Moysés R.29:40
Vamos ver essa.
R
Rafaella d.M.29:41
é
M
Marcelo K.29:45
alguns produtos que camiseta alguma coisa assim e uma dessas estampas era ilustração que foi tirada. Eu não sei se é do Pinterest ou se é do eu acho que é do drible. E aí qual que é a questão aqui? Cara uma louco lá do outro lado do planeta. Eles acharam que ninguém ia ver né? Não assim claro, né? Que a gente tem que deixar claro assim que pode deixar claro até para ser justo, provavelmente não foi? O Igão lá do pó de pá, ele nem entende nada do assunto. Eles passaram isso para uma equipe para um estudo de design alguma coisa assim estude foi lá e deu aquela até mandar aqui no chat, pode pá.
M
Marcelo K.30:33
é um sul-coreano, inclusive mandar aqui o link de repente se vocês Quiserem dar uma olhada aí para ser mais. Então os ilustradores sofrem muito com direito autoral, tá desde sempre os
M
Marcelo K.30:46
https://veja.abril.com.br/mundo/artista-sul-coreano-acusa- collab-do-podcast-podpah-com-umbro-de-plagio/
M
Marcelo K.30:51
roteadores que eu conheço desde a outra estão falando eu pegar a ilustração, cara e colocaram numa camiseta lá na China. E aí a tá vendendo na tem multa vendendo aí nos né os marketplaces eu não sei o que fazer, cara. Aí às vezes às vezes entra até atrás de mim. Eu falo cara, você tem um registro disso aí porque assim para você dizer que é seu você tem que provar.
M
Marcelo K.31:16
Como que você prova? Ah mas eu tenho uns arquivos aqui no meu computador sempre alguma coisa assim, eu tenho um post que eu fiz falei tá? Mas isso aí tem que ser onde enfim, falo essas questões agora. Um certificado já resolve muito mais eu já vendo também peixe ali, né. Mas ilustrador sofre muito se você for pesquisar com questão de ilustração, cara, o cara de tá ali no Google ilustração tal ou passa por um drible.
M
Marcelo K.31:47
O Marcelo lutador de Curitiba, ele fazia muito estampa para Nike. Cara assim era toda semana, ele postava da época era o Orkut, ele postava que alguém tinha copiado lá nas comunidade no Facebook também então a galera sofre bastante. Acho que acha bastante. Case nesse sentido. Acho que essas são aí as pautas mais quentes de que pode gerar um título sensacional que geralmente.
M
Moysés R.32:26
Vocês estão falando até lembrei agora sabe a feira Almeida Thiago consegue que a gente segue ele segue a gente ela entrou em contato também. É porque o
T
Tiago P.32:32
assim
M
Moysés R.32:35
pessoal da c&a Copiou o negócio dela. Eu até mandei a mensagem para ela. Já
R
Rafaella d.M.32:39
Sabe. Outra ideia também comigo me veio aqui a cabeça que aí eu também não
M
Moysés R.32:41
entrou com ação contra isso que ela ia entrar com uma só na justiça utilizando certificado.
T
Tiago P.32:46
Aí essa a gente ajudou ela a recuperar o certificado é isso? Ah legal. Essa
M
Moysés R.32:51
Tô esperando mandei uma mensagem para ela.
T
Tiago P.32:52
aí vai querer retribuir a força.
R
Rafaella d.M.33:03
entendo até perguntando para vocês sabe os áudios em alta do Rios Tik Tok aqueles aquelas músicas que a gente consegue destruir com algumas letras. Que que a gente poderia falar sobre isso, porque por exemplo a própria meta ela derruba, né? Quando vai fazer ali um patrocinado uma música que não é livre que tem ali essa problemática do de não usar porque tem o direito autoral aí para que as pessoas fazem pega a mesma música pegam a mesma melodia ou misturo faz um remix. E aí consegue postar consegue usar a torto e a direita tem algo que a gente consiga falar sobre isso.
M
Moysés R.33:52
Entra nesse caso aí vai entrar na mesma situação do filme do bolsonaro lá do caso da Beyoncé, você tá utilizando uma obra autoral uma música no caso sem ter autorização do criador dos autores ou dos titulares dos direitos patrimoniais, né? Você precisa ter então, se você quiser colocar no filmes tem que pedir autorização mesmo o cara não cobre nada fácil de graça. Tem que ter uma autorização para você utilizar. E aí a meta fez essa parceria provavelmente com Spotify, né? Acho que o Spotify já joga direto no Spotify, né? Se você se você clicar né? E para as gravadoras, toparem isso que que elas fazem elas falam Beleza pode fazer essa parceria é legal pra gente porque pensa o influenciador faz uma dancinha e coloca a tua música lá chance de bombar e o pessoal ver, né? Eu ganhar dinheiro com isso é muito grande então para eles é ótimo, mas se você quiser utilizar para Confins monetários, ou seja se você colocou numa campanha a Entende o que você tá querendo ganhar dinheiro com isso, ninguém faz campanha.
R
Rafaella d.M.34:53
Ok, a gente poderia pensar por exemplo um conteúdo tipo o seu vídeo pode ser
M
Moysés R.34:54
Bondade você tá querendo ter um retorno financeiro nisso então para isso os acordos não permitem, né? Então a Spotify tem lá com as gravadoras que ela vai poder fornecer os trechos para vídeo, mas sem que finalidade Econômica financeira, então é por isso que na hora que você tenta impulsionar daí você é derrubado porque você não tem autorização para aquilo daí o pessoal que tem gente que faz tem gente coloca ruído branco no fundo pega música, coloca tipo assim, coloca o ruídozinho baixo que a maioria das pessoas não vai conseguir ouvir, mas é suficiente para ver se seu algoritmo dateca temos que muda cortam frequência faz uns buracos em frequência essa tentativa de burlar. Mas você tá burlando. Você tá utilizando uma finalidade que você não tem autorização.
M
Moysés R.35:42
Não sei eu acho assim dá para explicar isso, né? Porque isso acontece porque que você não pode utilizar essas músicas impostos patrocinados por exemplo, porque você estaria violando direitos autorais, como é afinalidade comercial, né? A meta não tem esse direito ela não pode transferir para você esse direito também entrar em contato direto com o autor ou titular do direito da música para poder utilizar numa campanha, por exemplo tanto que o pessoal ganha muito dinheiro, né? Tipo, você vai colocar uma música do Bruno Stones ali numa campanha você vai pagar uma nota grande, né? Para quem tá com quem é titular dos direitos para Editora musical que tem esse.
R
Rafaella d.M.36:28
banido pode ser barrado por conta de uma música aí já chama atenção e já faz a contextualização e a explicação do que isso significa em que cada se
M
Moysés R.36:37
Legal legal, chama atenção legal.
R
Rafaella d.M.36:38
aplica entendeu? Nada mais.
T
Tiago P.36:42
Ô mãe só aproveitar o gancho Rafa o moinho Kimura trocar um algumas figurinhas no nosso grupo lá sobre essa questão de que até o Kimura tava com dúvida ali sobre a questão de artes com iar essa coisa assim é inspirado se é copiado e tal. Isso é um assunto que eu acho legal também. Oi sabe especialmente para nossa galera de design, que que é plágio aqui que não é?
R
Rafaella d.M.37:10
Eu lembro que o Moisés tinha falado que ia entrar muito nesse assunto baseado justamente, porque ainda não tem regulamentações precisas para não sei mas aí você me fala que se foi eu adoro falar sobre isso.
T
Tiago P.37:24
Mas essa questão que ele estava trocando uma ideia existe já algo que o mãe falou cara, isso é cópia. Então não vamos seguir nesse caminho.
M
Moysés R.37:31
É isso sim. É porque na verdade assim tem até decisões que falam que realmente estilos pensa no expressionismo. Daí uma galera cria uma escola, todo mundo começa a ter um estilo parecido né de arte as cores, sei lá, tem uma tendência de Do sistema tendência de técnica que é utilizada você não pode ter exclusividade sobre uma técnica, né? Como essa Mas quando você vai se você pede lá para ir assa uma coisa e tal ilustração inspirada no trabalho de fulano, aí você citou Fulano da ainda mais não se o cara tá morto já tem algumas discussões, mas ainda mais se ele tá vivo, você poderia contratá-lo.
M
Moysés R.38:16
Daí pode ser tipo. Por que que você não contratou? É que nem você fazer uma propaganda para essa chamada, mas fazer uma propaganda com sósias. De personalidade tentando se passar o Burger quem que brinca né o Burger King adora dar umas brincadas No Limite das coisas, né? Teve uma vez. Dessa aí que ele fez uma propaganda que era com Neymar e aí o cara mostrou eu sou o Neymar.
M
Moysés R.38:38
Não sei o que o cara puxou o documento lá, eu acho que era Neymar quase certeza que era Neymar o cara dizia não eu sou Neymar tá aqui o meu Neymar Júnior é meu nome eu tenho esse nome é 30 e poucos anos então assim aí ele tá brincando, mas ele tá correndo risco, né, mas pode chegar e falar cara querendo ou não. Você tá tentando se aproveitar você poderia ter me contratado se você não tem grana para pagar você pagou r$ 1000 para o cara ali, entendeu? Então a mesma coisa acontece com relação a artista então se você Se você pede para ir assim inspirar existe o risco Claro que sim difícil, como é que eu não sei na prática? Como que a pessoa descobriria como é que ela chegaria o teu pronto aí ela tem que entrar com uma ação judicial vai pedir para metal para sei lá para descobrir, qual foi o sim deve ser bem difícil de chegar, mas existe um risco.
R
Rafaella d.M.39:27
É nesse caso Moisés, a gente poderia citar o nome do Neymar.
M
Moysés R.39:35
Aí depende do que está fazendo se você tá fazendo um post- Educacional por exemplo. Onde você tá trazendo o exemplo de uma coisa que o Neymar fez que outra pessoa fez você estudou mais de um nome para trazer situações que aconteceram na prática a chance de ter problemas são pequenas agora se nitidamente você tá falando, olha o Neymar adora tal coisa ele certamente contratarem o nosso serviço porque
R
Rafaella d.M.39:58
Pois é porque eu pensei eu gostei dessa dessa do que tu passou se a gente trouxesse algum conteúdo. Principalmente agora que tá em época de jogo, você chamaria o sósia do Neymar para jogar na Copa. E aí traria um tema desse uma chamada dessa para explicar a questão do sósia e essa questão Justamente que você trouxe sobre a questão do plágio ou da confusão que pode ter simplesmente por similaridades. E como você poderia registrar isso? Com que? Entendeu?
M
Moysés R.40:36
Para a gente não cair nenhum de novo, né? Pelo fato da gente não fazer errado. Tem que ser muito Cardoso nas palavras como?
R
Rafaella d.M.40:47
Ele passa muita coisa errada no meu perfil, porque às vezes eu falo umas coisas você estando nomes.
M
Moysés R.40:54
É eu eu nos meus o meus posts são muito assim são muito chatos no sentido que
R
Rafaella d.M.40:56
Controlar minha língua.
M
Moysés R.41:00
eu sempre falo muito cuidado, porque eu não posso fazer esse tem amigo que fala assim, cara. Baixa um filme basta, você já viu teu filme, mas eu falei cara, não encontrei nenhuma plataforma baixa, fala cara, eu não posso baixar. Foi mal eu tenho que esperar entrar em alguma plataforma para alugar para comprar para assistir. Não eu trabalho com isso eu não posso ser pego fazendo uma parada dessa entende? Então assim é por isso que eu sou muito chato com precisão de algumas coisinhas, porque de novo a gente no nosso caso. Tem situações onde vale o cara que é pequena Moisés, eu tô vendendo camiseta agora tá um pouco mais chato. Inclusive, mas no MercadoLivre cinco anos atrás era a terra sem lei. Até cinco anos atrás seis anos atrás agora os caras fala cara. Eu vendo camiseta no mercado livre não Elo7 fazendo zoeira cara, faz dificilmente.
M
Moysés R.41:48
Sofreu o processo da pior das hipóteses Vão derrubar teu produto ou vai receber notificação pedindo para tirar não vai ser já cobrando e nada. Se tu receber tu tira enquanto é pequeno vale a pena não tem nada a perder tá com o pau ganha dinheiro, eu até pessoalmente eu acho uma sacanagem a gente não poder utilizar mais coisas da Disney, por exemplo da Marvel. Esse cara enfiam na nossa cara um monte de coisa faz parte da cultura, o homem-aranha é parte da cultura mesmo que não assiste não conhece brinca. Vê uma criança subindo e fala. Olha o homem-aranha ali então assim já faz é tá tão inserido na nossa cultura tá tão estragada na nossa cara. Todo dia que eu acho eu acho um pouco injusto a gente só poder assimilar e não poder utilizar nada disso assim ter tanto receio ter tanto e só opinião pessoal.
R
Rafaella d.M.42:29
Não e você tá certíssimo e principalmente porque você tem que vender
M
Moysés R.42:34
Mas a gente mas aí assim eu tenho que mostrar quais são os riscos porque existem risco, né, então.
R
Rafaella d.M.42:44
coerência. Você trabalha com isso é a mesma coisa a gente quer designer a gente falar sobre isso no final criar um logo plagiando fazer alguma coisa, mas eu queria muito pensar.
M
Moysés R.43:00
Mas é legal, vou anotar isso aqui essa parada dessa.
R
Rafaella d.M.43:02
Tem muita atenção a galera em época de copa tá louca para criar confusão e falar besteira então.
M
Marcelo K.43:12
Você sabe uma coisa uma coisa legal que dá para falar tudo bem que entra no quesito de trade Mark também que são marcas registradas, né? Mas as marcas não podem usar a Copa do Mundo FIFA, taça da Copa. Enfim. Acho que Moisés deve saber deve ser inteira de cabeça aí. Então de repente seria legal.
M
Moysés R.43:31
tá CBF, não pode usar o símbolo da CBF tem gente fazendo camisa para dar de brinde com o símbolo das
R
Rafaella d.M.43:41
Isso aí É bem interessante, porque essa semana nessa semana na semana passada, eu fiz uma publi para Dove e a Dove é uma das patrocinadoras oficiais e aí eles mandaram um briefing para mim. Cheio de assim, não podia falar tal coisa, se fosse falar Copa Tinha que ser o nome completo é não poderia citar outras marcas com fundo. Não poderia ter contato que poderia fazer associação a marca X então eu achei bem interessante, porque assim eles deixaram muito claro que o direito era deles e que nada Poderia gerar confusão ou um pensamento ali polarizado fora marca da dor. Por exemplo. Eu gosto também dessa ideia de trazer essas reflexões.
M
Moysés R.44:29
legal, eu já fiz um post recente pode pegar até Podem até plagiar do meu post não vai ser problema, tá liberado.
R
Rafaella d.M.44:37
Sério?
M
Moysés R.44:40
Nintendo Nintendo
M
Marcelo K.44:44
Tem uma tem uma tem algumas marcas que elas são extremamente Caxias com os personagens marcas e tal algumas empresas uma delas é a Nintendo tudo bem. Que Não não não tá no Hype não tá falando sobre qual aparelho nada, mas pode ser que algum momento se precisar de inspiração cara, só pesquisar jogar no Google. Aí da vida no miak vocês vão ver muita coisa os cara os cara tem bronca. Inclusive, tipo assim, eu tô fazendo um vídeo para o YouTube atrás tem o Mário os cara embaça com isso. Tem até um tem até cara.
M
Moysés R.45:21
Cara, já vi esses caras irmãos jogos, né? Assim que é uma ótima eu quero ver o jogo querer comprar e tal.
M
Marcelo K.45:29
exato Eu não entendo velho coisa japonês mesmo o tem o mesmo cara o dia que eu vi eu dei risada, cara, porque eu não tava esperando isso é uma história, né? Os caras mostra uma imagem de um menininho bem humilde assim com tipo um joguinho do Mário assim, só que parece que é feito de papel, né? E eles falam né? Ah coloca o nome lá do menino e cada história é um nome né? Porque você vai perpetuando pela internet. E aí fala o menino menino humilde criou um jogo do Mário e o jogo viralizo feito de papel e cola porque ele não tinha condições de comprar um videogame.
M
Marcelo K.46:09
Isso chegou até a Nintendo no mesmo dia o diretor da Nintendo pegou um avião foi até o menino para processar ele. Não é só uma piada só uma piada tá? É uma piada, mas só para vocês terem
M
Moysés R.46:20
É uma piada piada piada, mas é para mostrar o nível dos caras. Eles são muito.
M
Marcelo K.46:24
uma ideia de onde tipo, isso é um meme. Eu não entendo já é um meme assim, tipo Jezabel cara, não pode você não pode fazer nada essas coisas assim que daqui a pouco você não pode nem contar a piada do Mário atrás do armário que eles vem atrás de você.
T
Tiago P.46:42
Eu pensei nisso.
M
Marcelo K.46:51
Ó tem umas assim, aí, eu não sei se entra nessa parte o Moisés, mas tem muita coisinha que é interessante que é mais rista assim sabe? Por exemplo aqui em Maringá que Uma cidadezinha aqui perto da minha tinha um lugar chamado Disney lanches e o nome dos lanches novos personagens, não sei o que lá sabe, cara. Eu nunca imaginei que a Disney ia chegar em Maringá e chegou os caras
R
Rafaella d.M.47:19
Seria legal de criar.
M
Marcelo K.47:26
chegaram lá porque começou isso não era época da internet que nós faz porque 10 20 anos assim. Mais de 20 anos, eu acho é um Case bem conhecido da gente que criativas né? Então não sei se entra na parte de direito autoral ou você é capaz de trair de marca ali que é uma que já é diferente, né?
R
Rafaella d.M.47:41
pois é
M
Moysés R.47:43
É isso aí esse nesse caso é marca mesmo. Daí já confunde de novo. Você acha que não é é legal é relevante é engraçado, mas aumenta a confusão com relação aquela confusão é exatamente nesse aspecto. Eu acho também
M
Marcelo K.47:55
O produto né?
R
Rafaella d.M.48:01
Por exemplo, aí eu não sei também se se entra tá é com Alícia cereta, ela
M
Moysés R.48:01
ligeiramente perigoso.
R
Rafaella d.M.48:09
é uma das minhas clientes assim há anos e eu Alice e eu desenvolvi o símbolo
M
Moysés R.48:12
Como que chama
R
Rafaella d.M.48:19
dela, né? O projeto dela. E aí ela é do Pará de paragou a cidade dela, só que ela explodiu no digital e principalmente para o calendário Beauty ela ela Pinterest, sabe? Cara eu estou Fortaleza, fui para minha para o bairro que eu nasci. Vai sim sabe sou burro, pega um milagre veja o salão de beleza lá está ao longo da Alice.
M
Moysés R.48:54
Sim já ajudou Claro?
R
Rafaella d.M.48:55
Qual que foi super coincidência desse lá que eu plantar um barraco sinal e aí a mulher tava grávida, não pude ser agressiva com ela, mas o que foi que eu fiz eu já tinha registrado na smile, aí eu entrei em contato com a Alice, porque eu sempre oriento todo mundo registrar de forma no registro de marca eu falei assim. Olha isso é o seguinte aconteceu isso foi aqui inclusive por coincidência na minha própria região a própria mulher disse que achou o seu louco no Pinterest pagou r$ 150 para o designer.
R
Rafaella d.M.49:30
E aí eu tô lhe mandando registro autoral, você já tinha recebido mais encaminhado para ver o que que você consegue fazer para bloquear esse tipo de situação, pode ficar acontecendo. Então assim. Foi algo que pelo menos ela
T
Tiago P.49:42
cara
R
Rafaella d.M.49:43
não tinha registrada a marca ainda, mas foi uma proteção para ela. Então imagina quantos casos tem por aí e aí a gente poderia pensar em algum trazer também algum Case nesse sentido tenho várias histórias cabeludas, vou gravar todas para vocês e outro ponto também eu tenho o Vitor ele faz parte até do
M
Moysés R.50:00
paródia
R
Rafaella d.M.50:07
nosso time, ele é fotógrafo e ele faz como é que se chama aquelas músicas. Eu não sei não é aquelas músicas que como.
A
Anahid B.50:28
Aquelas mixadas né?
R
Rafaella d.M.50:30
É mixadas e também músicas que é só instrumental, ele faz os instrumentos e ele tem uma plataforma que ele sofre. Essas músicas não.
M
Moysés R.50:41
M
Marcelo K.50:41
karaokê playback
M
Moysés R.50:46
É música autoral ou é música que tá? Tá mas é que aconteceu de treta. Ah já sei lo-fi. Deve ser essas.
R
Rafaella d.M.50:56
Eu não sei mas deve ser.
M
Marcelo K.50:57
trilha sonora
R
Rafaella d.M.50:59
Então pronto também trilha sonora também ele faz mas é um outro nome que ele falou e eu não queria isso, por exemplo, como ele faz edição de vídeo, ele faz cobertura de eventos ele faz as músicas autorais e ele usa no fundo dessas músicas. E aí ele processou já várias pessoas por usarem essas músicas e as fotos que ele tira porque ele também deixa eu ver se eu encontro ele aqui para mostrar. E aí eu acho bem bacana, eu vou até limpar ele a vocês.
R
Rafaella d.M.51:34
porque Aí seria muito massa trazer o caso dele foi questão de processo mesmo. Sabe?
M
Moysés R.51:39
legal
R
Rafaella d.M.51:43
Não tô achando já eu acho mas ele ele tira foto de paisagem, faz ele viaja faz uma foto super step, aí ele posta aí o pessoal pinta a foto pega foto e usa em postagens aí.
M
Moysés R.52:03
Eu gosto eu gosto de fazer foto. Tô pensando começar a postar minhas fotos para o pessoal começar a utilizar para poder ser processando ganhando uma grana porque da grana viu assim, você perde entrou com uma ação na justiça, o cara vai perder.
R
Rafaella d.M.52:16
É mesmo né? Gostei vamos fazer mais isso pois ela deixa ele tem muitos casos tem muita gente e ele ganha realmente dinheiro com isso ele fica muito estressado sabe, mas ele Ó esse é o estilo de fotos que ele tira é incrível, sabe isso aqui foi um evento que eu tava ele aí o pessoal pega essa foto e vai usando e vai e vai e faz um post aí pega de fundo. Então eu acho que seria bem bem legal a gente pensar em algum conteúdo vou analisar o que que a gente poderia falar sobre direito de mais principalmente com quem trabalha com seu Shawn Mendes porque por exemplo.
R
Rafaella d.M.53:01
São informações que às vezes não chega até nós a gente não tem Eu Aprendi várias coisas.
M
Moysés R.53:08
É tá aí legal é falar sobre eu acho que são um posto que já é legal falar sobre isso de tomar o cuidado de não pegar imagem é básico, mas é importante ressaltar, né? Apesar de já esquece É legal falar isso uma coisa super simples, mas assim não pegue imagens de google de Pinterest use para o seu cliente. Porque se o autor daquela foto lá vier me processar ele vai ganhar não vai ter discussão, você não tem outra.
R
Rafaella d.M.53:29
E eu já voltei para vocês que aconteceu comigo com a tribo indígena, né? Eu já trouxe até esse case para vocês que eu fiz há um tempo atrás, a gente fez um post da Cacau e a gente fala muito sobre no nosso Brand sobre essas raízes. E aí a gente usou uma foto só que a gente foi no banco de imagens, tá baixando essa foto.
M
Moysés R.53:50
verdade
R
Rafaella d.M.53:52
E aí eles acharam a gente e foram lá falar graças a Deus deu tudo certo. Eles autorizaram mas imagina se não tivesse dado certo então depois dessa história, a gente ficou assim Cabreira várias e várias vezes, por isso que hoje a gente tem time de fotógrafo, mas a gente ainda usa os personagens também da Marvel essas coisas.
M
Moysés R.54:15
Eu vou contar uma que eu fui procurado quando morava em Manaus, ainda tava começando na área de trabalho intelectual 2000 tá fazendo mestrado. E aí era legal que não gostava de discutir muito sobre questão de de Antropologia sociologia. Então tinha uma professora antropologia muito legal, inclusive faleceu gente finíssima. E aí tinha muita questão dos direitos coletivos direitos difusos dos povos indígenas, né direito coletivos, então assim. Aí fui procurado por coincidência na época foi um dos meus primeiros clientes de marketing chamava Tambaqui de Banda. Os caras lançaram a moda de fazer o tambaqui na metade vender pronto tipo fast food antes de ter iFood os caras começaram a vender tanto aqui que é uma coisa que você comia no fim de semana, eles começaram a vender qualquer dia da semana você ligava e recebia um uma metade uma aqui na tua casa essas coisas e hoje você vai na cidade tá? Explodiu de quantidade de gente fazendo a mesma coisa, eles foram os primeiros os caras eram muito visionários. E aí tava aqui de banda, porque é uma banda que tava aqui geralmente você come né? E de banda é uma para o cara. Tô meio de banda.
M
Moysés R.55:14
Brincadeiras lá uma expressão muito comum e eles mostraram que o design tinha feito para eles um grafismos lindos que eram inspirados no aeroporto. Esqueci agora, o que tem na reserva é um povo extremamente bélico. Inclusive a estrada que leva até Boa Vista fica fechada de 6 da tarde às 6:00 da manhã, porque eles gostam de caçar a noite muitos animais morrem na estrada. Eles é no meio da terra indígenas fecham os Imirim. Eles fecham se você tentar passar eles dão flechada com isso gente que já pegou flechada do carro cara uma flecha o metro e 80 assim um metro 70 fura carro então. Os caras são muito guerreiros, eles são conhecidos como guerreiros só assustadores. Todo mundo tem medo de uma vez eu fui passar tava com medo de dar m****. E a gente ter que passar porque a gente se atrasou e tal.
M
Moysés R.56:04
E aí eles iam se inspirado na econografia dos caras para utilizar eu falei cara seguinte isso aqui se ele se inspirou e ele pegou mesmo elementos falei você não pode fazer isso sem ter autorização deles não, mas a gente vai pegar uma parte da grana e vai Vai doar para ele falei não, mas vocês tem que ter autorização Cara você já conversaram com eles, porque senão a intenção de vocês é boa, pega a grana e ajudar os caras, mas sem ter autorização vocês vão estar violando direitos autorais coletivos. E aí direito autoral coletiva de uma comunidade até bom saber quem foi exatamente, né? Criou e tal. Então assim você teria que pegar uma autorização que você não vai pegar só de um às vezes, eles têm 10 Nações lá em Mirim, você vai ter que pegar de cada um dos líderes porque é um direito muito difuso, não dá para saber não adianta pagar de um Daí eles Ah, tá bom? Vamos fazer outra parada o cara fez outra arte e ele
R
Rafaella d.M.56:54
A gente não pode falar desse Case não, né também.
M
Moysés R.56:58
Não especificamente citando nomes, mas é o tipo de coisa que dá para falar que assim até com relação aos indígenas, eles têm direitos autorais.
R
Rafaella d.M.57:07
Citando nomes assim.
M
Moysés R.57:08
Coletivos entendeu?
R
Rafaella d.M.57:10
Eu gostei dessa ideia do direitos autorais coletivo, nunca tinha escutado e trabalhar trazer essa ideia dos indígenas, até porque é uma raça, né? Eu tomo muitas dores que as pessoas elas acabam analisando muitas coisas, a gente já tirou tanta coisa eu acho que seria bacana a gente trazer.
M
Moysés R.57:31
E é polêmico, né?
R
Rafaella d.M.57:35
Eu gosto eu adoro gente, então, já temos aí boas ideias e boa estrutura. Que que você gostaria de opinar? Que que a gente poderia melhorar a gente poderia colocar esses vídeos também dentro dos posts ou algo que vocês não querem no design.
M
Marcelo K.58:03
É eu eu acho que a gente já tá bem acertado na questão de design assim, né? Tá bem legível. Boa experiência de leitura Claro a gente a gente tem algumas limitações em relação a as imagens, né? Então a gente tá estudando uma forma de fazer as ilustrações e seguir aqueles Chile fazer novos elementos ou fazer os bonecos em novas poses mas A gente tá chegando a bons resultados agora ontem o Mateus fez.
R
Rafaella d.M.58:43
Ensina esse processo que eu posso pedir para o meu design também entrar até mesmo para pegar alguma alguma ideia contigo nesse processo.
M
Marcelo K.58:52
Pode ser a gente pode fazer um Call. E aí a gente eu explico para ele, como é o processo, né? É um pouco frustrante, eu porque assim ela ela começou. Ela ela é especialista digamos assim em gerar imagens de seres humanos seres humanos animais também, né? Mas que mais seres humanos porque é onde ela mais estudou, né? Onde ela mais recebeu referências. Então a gente quando a gente faleceram humano, não tem muita variação, né? Então por exemplo dois olhos um nariz a boca duas orelhas e as proporção são parecidas é tudo muito muito próximo assim do outro por mais que a gente que sejam pessoas diferentes ainda é o mesmo é um padrão agora ilustração não
R
Rafaella d.M.59:39
É um padrão.
M
Marcelo K.59:42
por exemplo ilustração dentes é assim uma cabecinha no lugar do olho. É só uma bolinha aí tem um Narizinho que ela assim, aí as mãos grandonas as mãos são diferentes assim, né então quando você para para pensar existem vários tipos de ilustração ilustração estilo Disney estilo Mesaque enfim Souza. Então você imagina cara é uma bagunça para entender claro, que estilos mais conhecidos ela faz muito bem, mas a gente tem um tipo de frustração.
M
Marcelo K.01:00:20
Um pouco mais particular não é tão certinho assim até o traço não é certinho, né? Então é difícil dela reproduzir mas a gente tá chegando nos em alguns Alguns resultados legais e aí você pode passar para gente também algumas ideias que você tem porque mora é legal fazer o personagem fazendo isso fazendo aquilo segurando isso fazendo tal coisa. Aí objetos, que objeto que é legal ter um relógio uma.
M
Marcelo K.01:00:48
Não sei uma estante uma estante tem lá, né? Naquelas ilustrações mais um óculos. Enfim que de repente a gente já vai vai criando uma Cervo, né de imagens que vocês podem utilizando. Mas a forma que vocês utilizaram nesses últimos eu gostei, né? Que espalhando os elementos ali no post e tal. Claro que se pudesse colocar a imagem foto no caso ali enriqueceria ainda mais né? Mas a gente não pode fazer isso.
R
Rafaella d.M.01:01:13
Que assim eu acho que ficaria bem dinâmico mais os carrossels, reteria mais atenção análise, tu já vê anota essa questão tá? Porque aí a gente a linha. Foi direitinho. Ó, deixa eu mostrar aqui. Sabe o que que eu queria colocar esse estilo de vídeo dentro dos posts sabe aí poderia ser lembra da questão do Case do Léo dentro, se for o caso, mas aí a gente poderia aproveitar Moisés. Você tem muitos vídeos vocês tem muitos vídeos a gente pegar esses vídeos mais antigos e associar algum conteúdo da lâmina porque aí por exemplo se a gente não usar animação ficaria o vídeo e aí o vídeo retém atenção ali de um minuto dois minutos, eu não sei se você dessa ideia que você tem mais algum aqui que a gente ó.
R
Rafaella d.M.01:02:15
sabe trazer questão do vídeo interno dentro do das lâminas porque assim você
M
Moysés R.01:02:23
Mesmo que seja sem áudio.
R
Rafaella d.M.01:02:23
Eu boto tem uns que eu boto com áudio, tem uns que eu boto sem eu deixo sem mas tem.
M
Moysés R.01:02:29
Só para ter como se fosse um GIF que tá rodando ali chama atenção, né?
R
Rafaella d.M.01:02:33
Exato porque retém atenção então assim é tempo de tela tempo de tela o
M
Moysés R.01:02:34
normal
R
Rafaella d.M.01:02:39
algoritmo entende que é um conteúdo relevante para papai é a pessoa fica olhando para o texto. Olha para mim. Olha para o meu cabelo. Olha para o meu dente sujo, então assim é bacana, sabe? Ó aí Alguns eu coloco áudio então, por exemplo. Deixa eu ver se tem aqui algum que eu tenho áudio. Ai meu Deus. Agora que tem áudio não achar agora não, pois eu vejo mas assim às vezes eu boto.
R
Rafaella d.M.01:03:11
Não vai ter não, tu lembra aí de algum Post meu que saiu um áudio áudio de perfume acha não é tempo de me processar direitos autorais do Moisés, olha meu Deus.
M
Moysés R.01:03:26
Não, mas nesse caso por exemplo, tu tá falando a respeito é uma propaganda
R
Rafaella d.M.01:03:28
vídeos autorais meus Viu nenhum desses vídeos aqui ó
M
Moysés R.01:03:30
não tá usando. Olha aí, ó, perfeito aula.
R
Rafaella d.M.01:03:40
Eu deixo uns vídeos dentro sabe então é bem legal. Vídeos que eu vou gravando deixa eu tenho um outro de deixa eu ver se dá Renner também. Esse aqui não vai ter. Mas enfim. Vocês pegaram a ideia, né? Que eu penso que a gente poderia trabalhar mais. Ah não tem
T
Tiago P.01:04:06
O Rafa esse seriam os conteúdos para o próximo mês, né? Porque já tem uns rodando.
R
Rafaella d.M.01:04:12
Isso exatamente ó, por exemplo Gente, esse aqui eu gravei a tela sabe aí o time botou dentro aí tem alguns tem vários bem legais aí que tem os vídeos rodando ao mesmo tempo. Então assim é uma estratégia que assim a gente anda
M
Moysés R.01:04:28
É legal.
R
Rafaella d.M.01:04:29
que eu tô gostando bastante e que assim dá dá para a gente colocar porque por exemplo como a gente não tá usando fotos de vocês os vídeos que vocês gravam nos Bastidores, até mesmo os vídeos que eu vou pedir aqui para o time gravar da plataforma do designer, eu vou pedir para gravar vários Takes para vez ou outra botar assim na lateral do Do vídeo que absorver. Pode ser que molho tu acha que dá certo para o estilo de design?
M
Marcelo K.01:05:01
E assim falando de da estética em geral, eu gosto. Eu acho muito interessante agora para estratégia da marca da do produto em si. Eu não sei o quão isso tem de fato a ver com o post sabe é complicado porque não sei sei lá vai aparecer o Moisés ali trabalhando. Não sei o que que
R
Rafaella d.M.01:05:23
Não mas aí não seria sem áudio no caso a gente aí seria uma tarefinha de casa, porque o Moisés tá me devendo novos vídeos, né alguns roteiros de vídeos e aí a gente implementaria o que ele tanto no formato Reus os conteúdos de vídeo como também esses conteúdos. Só que mais rápidos ao invés de ser só a lâmina com texto em alguns carrosseis. Pelo menos tem uma lâmina do Moisés falando sobre esse caso porque aí como ele é mais articulado e ele uma lâmina não dá para falar às vezes tudo que ele pensou que do Case aí do que ele trouxe hoje, aí eu esqueci agora, mas recente não dá para um Carrossel falar com essa complexidade inteira então uma lâmina se ele grava um vídeo de um dois minutos, a gente faz esse Carrossel incorpora esse vídeo. Acho que seria uma boa, entendeu? Até para tráfego também.
R
Rafaella d.M.01:06:22
Mas aí vocês que sabem, tá?
M
Moysés R.01:06:24
Eu achei eu achei legal até para mim roubar essa ideia pra pra Moisés.
M
Marcelo K.01:06:29
É faz aí assim eu. Eu não é difícil para visualizar mas faz aí, manda para gente aí a gente vê tranquilo. Acho que E se quiser passar também uma lista de objetos ou de coisas que você quer que a gente gera que cunhar naquele estilo porque é difícil para a gente passar aí gerando assim, né? Tipo, não sei também o que
R
Rafaella d.M.01:06:56
Eu vou ver com Fran que é o design responsável dos materiais de vocês e vou sentar com ele para dar algumas orientações e ver com ele os estilos, aí eu passo para vocês. Ele principalmente com base nesses próximos ciclos algo bem bem legal. Ai gente outra coisa também que eu tava eu tava numa intensivão de conteúdo estratégico uma das estratégias que a galera tá usando agora é dia de sexta à tarde soltar um meme.
R
Rafaella d.M.01:07:30
Meme relacionado ao público alvo não necessariamente é o produto vocês gostariam de implementar isso também, né?
M
Marcelo K.01:07:42
A gente a gente faz isso aqui no perfil do Marcelo, que mora é o Ele carrega as métricas para cima é impressionante assim, ele é sempre o conteúdo com mais
R
Rafaella d.M.01:07:55
Então a gente tem
M
Marcelo K.01:07:55
cara. Tem vezes que assim você vê como é que a gente famosa ali assim, tipo é maluco assim, vai longe. Só que eu acho quase impossível fazer esse pack de memes a gente chama de pack de memes aqui sem violão.
M
Moysés R.01:08:15
Às vezes eu vejo Deus ali eu fico só pensando.
M
Marcelo K.01:08:18
É lógico e tipo assim é a gente faz isso aqui e mas assim sabendo disso Sabendo dos riscos, né? A gente é uma coisa que fala bastante com Will e tals que ele fala assim, cara, se a gente não fizer isso a gente não faz esse material. Então assim já aconteceu uma vez uma marca reclamar e pedir para a gente retirar, mas foi só foi super tranquilo assim, ela falou não duas vezes
M
Moysés R.01:08:48
Quem que foi quem foi?
M
Marcelo K.01:08:49
vai duas vezes uma foi a piracanju. E outra foi a foi uma mulher que ela fez uma peça, ela fez uma uma estampa várias estampas, na verdade é uma estilista uma consultora de moda exatamente que ela é mas é alguém da moda, né? Algum artista que trabalha com moda e ela fez várias estampas usando mediarney e a matéria que ela parece justamente. Falando nisso a implementação da Iara na moda e eu peguei esse trecho fiz um react.
M
Marcelo K.01:09:21
Falando olha só mediane, não sei o que lá, que legal cara. Ela mandou mensagem pediu para pedir para retirar que não queria que ele tivesse fazendo react, eu acho que ela é uma eu não vou falar que é uma velha assim, mas ela deve ter uns 60 anos assim, sabe? Aí eu acho que era sei lá, não gostou, não entendi essa linguagem da internet, cara. Eu falei tranquilo sim, vamos retirar.
M
Marcelo K.01:09:44
Tirei do ar e deu tudo certo, então isso aconteceu duas vezes, mas não foi nada relacionado ao meme. Não foi nada relacionado a isso sabe? A gente sabe os riscos. Agora sim anúncio. Aí a gente ia tomar bem mais cuidado, cara, eu lembro uma vez que o Moisés mandou mensagem para mim falando cara. Tem uma não sei o que era o Homer o Homer Simpsons entrando na grama assim, ó.
M
Moysés R.01:10:03
Aquele que ele se esconde, né na moita.
M
Marcelo K.01:10:08
Isso aí ele falou assim, cara, você pode dar rolo tá? Principalmente porque você é sócio da it's my. Eu tirei com o poder do coração que era o nosso anúncio que estava vendendo mais. Cara ele era nossa o que a gente chama né de garanhão era o nosso garanhão aí eu postar eu falei ele não mas cara falei mano, mas tira tira porque tem coisa que vale mais que dinheiro e aí eu e aí, ele tirou e tal. Ele é super compreensivo assim também, mas a gente sabe os riscos.
M
Moysés R.01:10:36
Nei vamos filmar tu entrando na tem que filmar entrando no arbusto assim.
M
Marcelo K.01:10:39
Oi Exato aí hoje cunhada dá para fazer muita coisa, né? Mas
M
Moysés R.01:11:04
ilustrador
M
Marcelo K.01:11:07
A gente quer pegar a gente quer até uma coisa interessante, ela fala a gente quer começar bom. Eu quero né? Não sei se o Thiago ganhou mais vezes chegaram a falar sobre isso, mas pegar também é uma galera da música.
R
Rafaella d.M.01:11:19
Massa eu acho.
T
Tiago P.01:11:20
A gente falou sobre isso.
M
Marcelo K.01:11:22
Compositor, né? É porque a gente primeiro ia no clube que estava mais próximo ali, até porque a gente não tinha braço para ficar trabalhando, né? Todo tipo de público ficar abrindo o funil, mas agora sim que tem ajuda de vocês de repente o protege essas composição.
R
Rafaella d.M.01:11:38
uns memes que não não vira, mas assim por exemplo é Pensei uma agora aqui, tá? Quando eu tinha 8 anos eu criei essa música nessa época, não existia direito autoral, tipo quando a gente é criança que cria assim, tipo assim alguma brincadeirinha aqui que não mexa com outras marcas mas que gera conexão com o público que a ideia desses memes é mais gerar conexão com o público em si não com a temática sabe então por exemplo sai, né? Qual é qual foi o Tchan que você escutou do seu cliente essa semana? Comente com gif alguma coisa assim uma brincadeira que prenda atenção na sexta-feira dessa galera, que que é o público alvo de vocês e que gerem ali comentários curtidas compartilhamento, entendeu?
M
Marcelo K.01:12:31
Acabei de ter uma ideia.
M
Moysés R.01:12:34
legal
M
Marcelo K.01:12:35
É rapidinho, não esquece não, hein que às vezes eu deixo para falar depois eu esqueço a o Instagram liberou comentar com foto.
R
Rafaella d.M.01:12:46
Pensei que era com
M
Marcelo K.01:12:48
É você pode pegar da sua galeria, então a gente fazer um post sobre fotografia falando sobre direito autoral de fotos e no final fala assim, ó. Coloque a sua foto mais bonita da última semana que você tirou.
R
Rafaella d.M.01:13:00
Legal boa aí, eu não sabia disso não, vou já atualizar o meu Instagram.
T
Tiago P.01:13:04
E até um post falando sobre a novidade também, né?
R
Rafaella d.M.01:13:08
Tem eu não sabia que legal.
T
Tiago P.01:13:11
Eu também não é que eu não mexo.
M
Moysés R.01:13:11
Eu não sabia.
R
Rafaella d.M.01:13:14
Mas eu gostei dessa ideia dá para a gente fazer alguma coisa assim.
M
Moysés R.01:13:19
A ideia que eu ia trazer o seguinte o que a gente pode fazer e é isso é uma coisa que eu sugiro a gente pode recriar os memes. Porque aí é que por exemplo eu isso é uma coisa louca também, como que fica o direito autoral dos memes o meme é uma obra de artes para pensar ela tem uma relevância e tal alguém que teve uma sacada pegou um frame de uma parada. Só que é difícil identificar quem é que criou várias pessoas. Acho que quem cria mesmo ele quer se identificar muito porque o cara joga na internet, ele não quer colher os Louros, até porque ele pode escolher processo. Então acho assim é o tipo de coisa que ninguém busca, mas assim se você fizer uma variação você não tá.
M
Moysés R.01:13:59
Um direito a princípio de ninguém, nunca ouvi falar de ninguém foi né? Que foi processado porque violou um meme então, por exemplo aquele do Drake, né? Podia fazer fui plagiado, mas eu tinha santificado é desmaio de baixo, entendeu? Isso dá para fazer uma cesta só que aí usando aí a pegando. Talvez o nosso personagens ali para fazer eles fazendo as versões, entendeu?
M
Marcelo K.01:14:24
É isso é interessante.
M
Moysés R.01:14:24
Tipo aquele nosso personagemzinho entrando na grama, pô, o cara vai sacar que
T
Tiago P.01:14:29
aham
M
Moysés R.01:14:29
conhece o meme do Homer vai sacar que é o Homer. Entendeu? A gente pegou a ideia?
R
Rafaella d.M.01:14:35
Não pode.
M
Moysés R.01:14:38
Não vai figura do homem vai o nosso personagem fazendo.
M
Marcelo K.01:14:42
Até uma até uma questão aqui que não sei se a gente já falou sobre isso do Maurício de Sousa que ele usa vários personagens, só que dentro do universo dele.
M
Moysés R.01:14:52
É mas aí no caso dele, por exemplo, ele faz uma paródia não é uma história
M
Marcelo K.01:14:57
isso
M
Moysés R.01:14:58
do Batman. Então, não compra a revista porque porque tu não comprou. Ele nunca vai tirar uma venda de uma revista quadrada do Batman o cara não que gosta do Batman não vai comprar a Turma da Mônica achando que vai lendo a história do Batman ele dando porrada nos cara espirrando sangue não vai rolar na Turma da Mônica, ele pega e faz o bate mão. É um cara que parece todo mundo sabe que ele tá brincando com Batman, mas é dentro de uma situação ali com o contexto completamente diferente. Então entra ali ele ele vai ele na questão de paródia.
M
Moysés R.01:15:34
Né? Que é que nem esses filmes de terror já viram terror terrível, né? Que é o Todo Mundo em Pânico que todo mundo em pânico faz ele Junta um monte de ele pega tem um enredo que é do filme do Pânico é o filme do Sei Que Vocês Fizeram no passado beber de Rosemary, ele junta vários filmes de terror e coloca numa situação de bruxa, ele não paga direito autoral para nenhum da da da da da da distribuidoras para nenhum dos roteiristas, porque porque nitidamente é uma paródia. Ele tá zoando com uma obra então é por isso que
T
Tiago P.01:16:06
Isso é um assunto meio polêmico também, né, amor? Porque
M
Moysés R.01:16:06
o cacete do planeta. É assim por exemplo.
T
Tiago P.01:16:12
Ele disse que é para pagar porque o cara querendo ou não se
M
Moysés R.01:16:15
Mas a paródia é liberada é uma exceção.
T
Tiago P.01:16:18
Então leve que o Justamente por isso.
M
Moysés R.01:16:21
Mas é por exemplo teve uma polêmica, talvez até seja bem interessante teve uma polêmica com relação a paródia dentro do contexto aí ó, anota aí ó paródia dentro do contexto de Jingle de campanha eleitoral. Teve teve processo já acho que até contra o Tiririca, acho que ele fez uma música que era do Roberto Carlos era justamente porque E aí ele e ele disse
R
Rafaella d.M.01:16:43
Não dá para a gente falar sobre essas músicas em época de eleição que eles
M
Moysés R.01:16:45
que era paródia.
R
Rafaella d.M.01:16:50
vão pegar ali o Santos ou e como isso é direito a gente poderia.
M
Moysés R.01:16:57
Pois é aí hecta, eu acho que é legal eu tenho que dar uma pesquisada para lembrar como que a decisão final porque porque a galera que faz quer dizer que é paródia, só que aí os autores estão falando cara, não é paródia. Tu
R
Rafaella d.M.01:17:05
Ah tá.
M
Moysés R.01:17:08
tá pegando a minha base e fazendo com uma Um Diego de campanha é um jingle na verdade, né? Então assim eu não vejo como parar. Eu acho que tem que ter tem interesse.
R
Rafaella d.M.01:17:18
Isso aí é muito legal esse conteúdo muito legal. É pauta quente é véspera
M
Moysés R.01:17:22
Mas eu vou dar uma pesquisada nisso.
R
Rafaella d.M.01:17:26
de eleições, muita gente vai estar fazendo isso. E aí isso vai acender os olhinhos para compartilhamento porque assim você sabe que eu já meto que não
M
Moysés R.01:17:31
legal
R
Rafaella d.M.01:17:34
é nem mais comentário nem curtir é salvamento e compartilhamento então assim quanto mais conteúdo salvos, quanto mais conteúdos compartilhados melhor que aí sobe a métrica ali da página de vocês, tá?
M
Moysés R.01:17:53
Essas dicas por exemplo desses posts que ainda tem que eu tinha passado ali, eu acho que é isso são dicas que é para pessoa salvar mandar para um amigo cara. Olha isso aqui aquela que não acho que não saiu ainda que era do direito de regresso, né que de voltar dinheiro para quem vende a arte toda vez que vende ter direito a 100% sobre o lucro que ninguém sabe então quem tiver um amigo pintor vai encaminhar vai compartilhar com os amigos, né?
R
Rafaella d.M.01:18:19
Gostei e essa ideia também das músicas a gente abordar. Já que é um público que a gente está pensando. E é um público que tem dinheiro quem trabalha com composição, então assim tem dinheiro no sentido se dá para pagar uma assinatura começar a vender essas assinaturas. Eu tô fico indignada. Aí a gente fazer aquela ação também, né do áudio.
M
Marcelo K.01:18:46
A do Maurício de Sousa tá como pauta aí, porque eu acho que é interessante
M
Moysés R.01:18:52
É legal, né? Porque que eles por que que ele utiliza sem ter problema, né?
M
Marcelo K.01:18:52
ela.
R
Rafaella d.M.01:18:54
a ideia parece que ele desenvolve dentro do da das histórias dele, é isso dos
M
Marcelo K.01:18:54
Por que que É exatamente.
M
Moysés R.01:19:04
isso aí é
M
Marcelo K.01:19:12
E mesmo que e mesmo que desce Cara eu acho que o Maurício de Souza é tão
T
Tiago P.01:19:14
Eu ia.
M
Marcelo K.01:19:16
relevante, tipo as marcas devem pensar. Ah, deixa é legal.
M
Moysés R.01:19:24
Seria legal que eu quero ver ele testar colocar o Mário.
M
Marcelo K.01:19:28
Ai é difícil, aí eu acho que acho que ele sabe os limites, né? Eu lembro a história que era os quatro garotas do Limoeiro. E aí eu os cabelinhos assim igual dos Beatles, cara.
R
Rafaella d.M.01:19:40
A gente não poderia criar um conteúdo sobre o Mário sem citar o Mário fazer
M
Marcelo K.01:19:41
os quatro
R
Rafaella d.M.01:19:49
porque esse personagem.
M
Marcelo K.01:19:50
Eu acho que se for eu acho que se for uma noite acho que foi a gente não a gente não precisa colocar a imagem dele nem nada.
M
Moysés R.01:19:59
A gente pode falar da Nintendo, ó?
R
Rafaella d.M.01:20:02
Esse personagem da Nintendo não pode ser citado.
M
Moysés R.01:20:05
Não assim qual em qual empresa de entretenimento é a mais protetora sobre esse direito autorais já viram a pessoa já vai passar o Carrossel para ver.
M
Marcelo K.01:20:18
Ela tipo. Essa empresa é Implacável em relação à Feira de direitos
M
Moysés R.01:20:22
Direitos autorais exatamente aí você vai lá falar Nintendo é conhecida todo
M
Marcelo K.01:20:24
autorais.
R
Rafaella d.M.01:20:27
A gente poderia estar.
M
Moysés R.01:20:27
mundo que fala a gente pode falar do Mário nesse caso aí de novo. Eu só não recomendo. No final a gente anunciar.
R
Rafaella d.M.01:20:34
A gente poderia usar tipografia da Nintendo.
M
Marcelo K.01:20:39
Não aí eu acho que nada.
M
Moysés R.01:20:39
Pois é. Daí eu já acho perigoso, eu acho que é informação a gente usa.
R
Rafaella d.M.01:20:44
Porque eu já tinha pensado assim, ó.
M
Marcelo K.01:20:44
É eu acho assim a nossa identidade a nossa identidade visual, ela tem que estar sempre acima de tudo assim sabe? Já que a gente não pode usar foto e tal então assim nunca usar tipografia de outro, né É difícil eu sei mas fica sem graça muitas vezes, né o conteúdo porque
R
Rafaella d.M.01:21:05
Eu tinha pensado algo assim, ó tendo problemas com uma das empresas mais aí o tendo-se com a letra da Nintendo fazer uma brincadeirinha visual, sabe? Não pode, né?
M
Moysés R.01:21:23
Eu acho assim a gente já entra no território arriscado e eu acho que para a gente não vale a pena arriscar, entendeu? O que muda pode dar essa brincada a gente não.
T
Tiago P.01:21:31
sim
M
Moysés R.01:21:33
Você pode brincar com isso, Rafael? A gente não eu acho que assim é nosso ali é informativo, eu acho que é legal o título curioso para fazer para mim o cara passar para o lado. Aí a gente fala da Nintendo Nintendo é conhecida não aí pode estar pode estar Nintendo. Pode falar que já teve caso de gente que utilizou o bar. Se você se a pessoa utiliza a imagem do Mário a imagem da Zelda, provavelmente vai ter dor de cabeça, ou seja é mesmo em situações onde as paródias são permitidas, você pode ter certeza que Nintendo vai te incomodar mesmo. Se você tiver direitos assim, acho que é legal de novo é mais um conteúdo um conteúdo, né? Tá trazendo uma coisa que é relevante para quem gosta de brincar e fazer crossover já sabe que roupa tem que ficar ligado.
R
Rafaella d.M.01:22:15
Beleza. Tá então, vamos lá controlar me limitar vai dar certo, mas eu aprendo demais. Eu vou acertar nesses conteúdos para não falar de nenhuma marca e trazer essas polêmicas aí e vídeos. Quem está disposto a gravar meus vídeos?
M
Moysés R.01:22:34
Por favor me cobra eu demoro, se não tiver uma puxada de orelha bem puxa pessoalmente lá.
R
Rafaella d.M.01:22:43
marcar
M
Marcelo K.01:22:43
Não, mas eu eu posso gravar alguns também, eu acho que tem alguns que pode tipo foi Carrossel. Ele pode virar Wilson também tipo esse do bolsonaro aí mesmo, cara. Eu sou esses que fala de bolsonaro aí agora aí vem a questão
R
Rafaella d.M.01:22:55
Eu quero.
M
Moysés R.01:22:55
Nossa vou até fazer uns posts desculpas.
M
Marcelo K.01:23:00
também Moisés, eu não sei se eu posso imagem, eu sei que não pode beleza no meu perfil, eu uso porque se aparecer o bolsonaro em cima a pessoa fica olhando. Ou Lula ou qualquer outro. Agora eu posso falar o filme do bolsonaro, nem estreou e já é um fracasso.
T
Tiago P.01:23:24
a risada
R
Rafaella d.M.01:23:26
Eu acho eu acho massa. E aí então vou cobrar vocês dois alguns vídeos já tem até uns roteiros, mas por exemplo teve alguns conteúdos, eu acho que análise de métricas do perfil de vocês vai sair dia 25, daqui a uns dois dias, vamos ver o que foi que performou melhor de conteúdo na página de vocês, tá? Mas sabe aqueles conteúdos que mais deram certo que essas a gente sentiu que teve mais né? Salvaram mais ali, vamos tentar replicar isso em formato de vídeo, tá bom? E é isso? Eu acredito que a página de vocês tá carente de vídeos agora, eu sei que muitos vídeos, mas agora a gente a meta tá muito estável, gente, então se a gente precisa deixar ela feliz.
T
Tiago P.01:24:12
Sim, eu queria só alinhar. Eu queria sonhar uma coisa com Moisés com a Rafa.
R
Rafaella d.M.01:24:18
eu
T
Tiago P.01:24:18
Que é aquela questão da interação, né, amor? Que deixa uma palavra para comentar lá isso a gente não tem acompanhado e eu queria que vocês alinhasse isso porque o bom e não Tava acompanhando. E aí a gente tem que só alinhar se vão conseguir nesse caminho ou não.
R
Rafaella d.M.01:24:36
E essas Três Palavrinhas, quem digitar vai o meio chat já vai puxar ali e já
M
Moysés R.01:24:38
É mas eu acho que além disso já tem que tá pensado, o que que tipo me Pegou de surpresa, não sabia nem o que que era que era tipo assim eu li eu falei mano, não sei nem o que que é para falar para essa pessoa, tipo, entenda assim se ela mandar isso aqui eu não sei nem o que que eu vou falar oi, tudo bem porque assim a gente a gente tem que primeiro tem que fazer sentido para gente né para o negócio não adianta de novo não adianta não adianta meu ver. Eu não vou parar para conversar com uma pessoa uma pessoa tudo bem. Quando faz pergunta mas assim mas não dá para a gente escalar isso numa campanha para conversar com pessoa que tá na dúvida você vai pagar o certificado.
M
Moysés R.01:25:16
Não vale trazer porque me convença teve uma que falou teve uma que mandou fez um comentário até eu até restringi, ela falou. Ela escreveu um textão lá. Quero que me convençam que isso vai dar certo porque não sei o quê. Porque no Brasil tudo dá errado para o papai. Eu quero que me convençam que isso aqui vai dar certo, caraca, aí a pessoa perfil. Não tem nem foto no perfil não tem post dois seguidores três falei cara, não dá não dá para perder tempo, né perder uma hora para conviver com essa pessoa.
R
Rafaella d.M.01:25:57
mando o link, entendeu? Já manda o link.
M
Moysés R.01:25:59
Pois é, mas então tem que deixar bem claro então não pode ser assim tá com dúvida não pode ser isso tá com dúvida ou fala, escreve outra coisa que você vai saber tudo sobre o assunto, porque saber tudo sobre assunto. Nossa nem eu sei tudo de conversa que a vida Opa só que eu não lembro desse assunto é novo ainda não tem conserto assim, eu acho tem que ser assim. Comente e tal para receber o link para conhecer os planos. Aí sim porque tem no site.
R
Rafaella d.M.01:26:22
M
Moysés R.01:26:23
Coloca lá o resto barra jogo da velha preço Price já joga a pessoa eu acho que nesse aspecto sim vale, né?
R
Rafaella d.M.01:26:32
Beleza eu vou ter que sabor melhor porque não poderia se for para rodar tráfego a meta, ela tá barrando quando a gente fala conteúdo sobre o dinheiro. Ou sobre compra assim de forma literal, sabe aí eu tenho que ver só uma qual Direction que soir um pouco mais suave ali que leve que deixa a entender que se ela comentar aquilo vai ela vai para um site de compra. Vou pensar como que a gente pode fazer isso tá então.
M
Marcelo K.01:27:05
Pessoal abrindo só para a gente finalizar aqui. Acho que um dos maiores que isso daí It's myer assim que é o case que Na verdade esse Case que começou a ideia da Smile, né? Que foi uma uma empresa que faz um projeto inteiro meu aí, eu lembro que eu ainda fui lá para oktores. O cara me deu uma ajuda lá, mas também assim bem uma ajuda bem fuleira, né? Aí ainda foi afiliado do produto dele um tempo, só que tinha um monte de problema lá monte de questões envolvendo usabilidade. Enfim outras coisas e aí eu comecei a conversar com Moisés sobre isso, então foi o projeto que eu acho que a gente pode falar desse Case eu não sei também até onde eu posso falar sobre isso, mas que que foi o que me fez ter mais vontade de criar essa essa empresa, né esse serviço porque O cliente eu assim óbvio, né? Eu fiquei mal assim, mas o cliente ficou muito pior. Ele se sentiu roubado sabe? Foi uma situação muito ruim que eu passei e aí de repente a gente pode depois eu de repente eu posso gravar um vídeozinho também falando sobre
R
Rafaella d.M.01:28:31
Porque tu começa a falar uma coisa eu fico pensando várias coisas. E aí não sei a história. O rei do final é complicado. Tem que fazer esse queijo para me descobrir que o babado foi esse, viu?
M
Marcelo K.01:28:43
Ah é. Foi isso que não sei se Moisés vai lembrar cara, eu lembro que eu
M
Moysés R.01:28:47
Eu lembro lembro quando tu me comentou.
M
Marcelo K.01:28:47
mandei essa é. E aí o Moisés. Falou cara, não tem mais muito o que fazer você já. Qual que acontece também Rafaela é assim ó para o designer se acontecer isso com ele. Ah plágio, vai beleza, ele descobriu que alguém pegou todo o projeto dele vendeu para outra pessoa. Ah beleza tem meu projeto lá na behance e eu vou cobrar meus direitos. Só que aí para ele entrar com advogado, ele já vai começar a gastar sem ter garantia isso vai dar certo e às vezes ela tá passando por um momento que né? Enfim não tem essa grana não tava contando com isso.
M
Marcelo K.01:29:32
O certificado Óbvio ele tá longe de ser a de passar a mesma percepção de contratar um advogado. Tem nada a ver, só que você botar um papel desse na mesa é muito mais relevante do que ser do que o teu projeto está num a pessoa já sabe que teu projeto tá lá, ela já viu? Ela usou o teu projeto para copiar só quando você falava cara, tem um registro blá blá blá, enfim, eu mesmo já resolvo, amigavelmente a pessoa vai lá e tira o projetor.
T
Tiago P.01:30:05
Eles nem procuram entender muito, né?
M
Marcelo K.01:30:05
tem uma E esse cara tem uma parada que parece que é séria, entendeu? Porque tá na internet não parece que é sério, inclusive teve uma aluna minha que teve um projeto cara, behance é Acontece muito cara, baixa todas as imagens e coloca lá no perfil dele, não é que ele Copiou o projeto ou ele fez parecido, ele pegou as duas imagens.
R
Rafaella d.M.01:30:30
Eu acho que seria bacana é o tipo de conteúdo assim, pelo menos eu falo o
M
Marcelo K.01:30:30
e Acontece. E aí o que que aconteceu? A aluna pegou mandou uma mensagem para Adobe lá que é dono do birrense ali, né? Mas ela mandou pro billiense no caso com o certificado anexado e foi isso que ajudou a derrubar o projeto porque eles não derrubam é muito difícil.
M
Moysés R.01:30:52
Olha eu já é mais ok tem que falar com ela.
M
Marcelo K.01:30:55
Tem que falar com ela, vou até descobrir quem que é aqui para eu. Para eu de repente de repente ela grava até um vídeozinho alguma coisa assim.
R
Rafaella d.M.01:31:09
certo designer e por ter um time a gente já passou muitas muitas vezes, por isso muitas vezes. Então assim já teve gente que copiou nosso Instagram todo só tirava logo. E aí eu algoritmo entrega eu ia lá tentar resolver de forma amigável, depende. Depende muito do meu humor. Mas acontece demais demais, então eu acho que isso vai tocar muito na dor de muitos designers. e É isso outra coisa a proteção do protege, por exemplo é estratégia para mentores mentoras ou não?
M
Moysés R.01:31:52
A estratégia não ela protege a maneira que você escreveu mas é metodologias de negócio formam jogos, né? Regras de jogos essas coisas não são protegidas então é por isso que por exemplo você tem um monte de empresa que atua como Uber. Você tem claro que a maioria Já fechou, mas teve um monte qualquer um pode fazer aquilo muita gente procura Beleza tem uma ideia sensacional é um negócio revolucionário e eu quero proteger para ninguém mais abrir o negócio como esse não dá entende? Você consegue.
R
Rafaella d.M.01:32:24
Por exemplo, eu criei uma estratégia para uma mentorada um plano de ação, ela vai executar isso e se isso ela vai isso, aí eu não consigo registrar como uma obra autoral.
M
Moysés R.01:32:35
Se você criou um manual isso tá tudo a maneira como você escreveu aquela
R
Rafaella d.M.01:32:37
isso
M
Moysés R.01:32:41
materialização disso, tá protegido o teu texto. Então aquilo se fosse citado tem que dizer que foi você se alguém se tá copiar um pedaço e tudo, mas a
R
Rafaella d.M.01:32:50
Tá mas eles seriam não dá para a gente vender isso.
M
Moysés R.01:32:51
execução. Se eu ler e Tudo aquilo que quiser executar qualquer um que leia que vai poder executar. Entendeu? Vender o quê?
R
Rafaella d.M.01:33:05
Exatamente essa ideia para mentores profissionais da área da Educação.
M
Marcelo K.01:33:10
A metodologia de repente não sei.
M
Moysés R.01:33:11
Não é metodologia que se não se protege você protege o texto.
R
Rafaella d.M.01:33:17
o direcionamento
M
Moysés R.01:33:18
É igual assim, pega um livro de ciências. Pega um livro que ensina como que você constrói uma bomba. Qualquer um que ler livro vai poder construir inclusive vender bombas.
R
Rafaella d.M.01:33:28
sim
M
Moysés R.01:33:29
Mas eu não posso reproduzir o texto, se eu quiser ensinar outras pessoas, por exemplo na internet fazer blog, eu vou ter que escrever com as minhas próprias
M
Marcelo K.01:33:33
Ah entendi
M
Moysés R.01:33:37
palavras. Eu posso até fazer uma nova versão daquilo assim. Ah, eu vou ensinar eu acho o
R
Rafaella d.M.01:33:39
Não é porque assim é um tipo de público que dá para ensinar alcançar dá
M
Moysés R.01:33:43
cara ainda foi complicado o livro tem 100 páginas, eu vou tentar explicar para as pessoas agora não posso pegar um trecho lá e colocar porque eu tô violando direitos autorais do livro da publicação da materialização, entendeu? Mas o conceito por trás ou conceito qualquer não vai poder fórmula matemática modelo de negócio, tipo eu posso fazer um banco imobiliário que seja o mesmo conceito de jogo, só que eu tenho que chamar de outro nome, né? Outra marca eu tenho que usar diferente.
M
Marcelo K.01:34:13
Mas aí tem uma coisa que de repente Rafaela nessas infoproduto que acha que é bem protegida que são os e-books pdfs. Aí sim.
M
Moysés R.01:34:20
sim
R
Rafaella d.M.01:34:27
para vender hoje, muita gente é da área educacional, muita gente eu inclusive protejo, eu nem sei se eu posso proteger, mas o que que acontece é um público que dá para vocês atraírem porque assim eu falo por mim. Eu estou muitas muitas tem gente que pega meu PDF e copia tudo até as cores e as letras.
M
Moysés R.01:34:54
É pois é daí nesse caso ela tem os direitos, entendeu?
R
Rafaella d.M.01:34:58
Não pois é, mas aí por exemplo isso eu tenho consciência, mas imagina outros mentores outros profissionais que às vezes passam por isso se eles pagarem assinatura da It's. Mas eles podem pelo menos ali proteger uma parte, né? E aí falar em público não.
M
Moysés R.01:35:16
Aí você vai falar de uma estratégia de proteção, né? Quando você tem uma metodologia que hoje está muito comum da pessoa ter metodologia você protege que como é que é melhor maneira que você protege. A marca é o principal ativo de uma metodologia é igual o CrossFit, você tem a marca CrossFit. Você
R
Rafaella d.M.01:35:28
e
M
Moysés R.01:35:32
pode abrir uma academia de treino funcional, só que não vai atrair tantas pessoas quanto CrossFit tem um marketing em cima tem a marca. Né, as pessoas querem fazer dizer que tá fazendo CrossFit, eu não quero ficar fazendo treino funcional, só que para eu poder colocar na frente na academia CrossFit. Eu tenho que pagar para para reboque que é a dona tem que pagar licença para ela, né? Porque ela tem essa marca registrada, mas se o professor aprendeu lá e gostou e aí ele quiser abrir uma academia, mas não chamar de de crossfitizar que são todos os tempos que estão relacionados, ele pode fazer uma live. Mas é a mesma coisa nem treinamento vai ter Acorda vai ter opinião, não sei o quê, só que ele não tá utilizando a marca. Porque o método de treinar os caras não tem como Como proteger entendeu? Só que você valorizou muito a marca então assim no caso que é uma metodologia de negócio que você está ensinando outras pessoas, você vai escrever um livro vai você vai ter direito sobre esse manual, aí você vai fazer treinamentos treinamentos para as pessoas. Aí você vai fazer um contrato que se ela quiser utilizar colocar no site dela que ela segue a metodologia da Mata. Que ela segue aí.
M
Moysés R.01:36:42
Para ela utilizar essa metodologia da Mata, ela vai ter que pagar porque ela tá licenciando tomar porque ela pode utilizar, mas se ela quiser fazer lá para as pessoas tá utilizando ela vai estar utilizando a tua marca, tem que pagar para licenciar a tomar então é proteção direito autorais do material. Onde foi colocado você vai fazer trabalhar com registro na marca e contraste de licenciamento, entendeu? Então assim é uma proteção um pouco mais complexa quando procuro falar não é só uma coisa que vai garantir a proteção dessa nova tecnologia, você tem algumas maneiras de tentar blindar?
R
Rafaella d.M.01:37:11
A gente conseguiria vender ou falar disso. O que eu acho que assim é um público que vocês podem voltou porque eu acho que seria um público que é protegeria. Por exemplo. Eu falo por mim, eu tenho várias alunas e eu sempre indico meus advogados também ali para fazer um registro, então sei lá de marca. Mas assim direito autoral se elas estão criando todo dia algo novo algo diferente, será que elas não poderiam pagar uma assinatura e pelo menos guardando essas ideias esses insights mesmo que ela precise registrar de forma ali, eu acho que seria um público também que a gente poderia pensar para alcançar e vender.
M
Moysés R.01:37:55
Sim, dá para pensar numa maneira de falar o que que até onde vai né?
R
Rafaella d.M.01:37:57
Pois é para ver até onde vai porque assim eu mesmo você é a primeira a sair indicando porque é pancada, viu? A galera e a comunidade feminina, às vezes é bem resumida Às vezes a maioria das vezes, né. E aí
M
Marcelo K.01:38:17
Você sabe uma coisa, você sabe uma coisa que a galera tem muita vontade de proteger conteúdo porque assim a pessoa vai escreve um texto um roteiro que seja para um vídeo palavra por palavra e eu sei porque tipo eu gosto de escrever os meus roteiros quando eu vou gravar vídeo até socialmente. Que que escreve também, mas quando eu vou gravar alguma coisa eu tenho alguma experiência pessoal alguma coisa assim, eu gosto de escrever, nem uso nem a nem nada eu uso o método tradicional mesmo e comigo, acontecia muito antigamente hoje em dia quase não acontece da pessoa pegar exatamente. O mesmo texto as mesmas imagens até enfim, mas assim esse tipo de coisa, mas é esse tipo de conteúdo tipo escrever um texto eu postei no Instagram.
M
Marcelo K.01:39:03
Isso é protegido esse texto sim, né?
M
Moysés R.01:39:04
Claro claro é o roteiro. É o texto só o Marcelo que Moura conseguiria fazer aquele texto tá vinculado a você os conhecimentos. Então vai sair.
M
Marcelo K.01:39:16
Às vezes nem às vezes é um conteúdo que eu tô falando sobre Sei lá o iPhone não sei ainda assim é.
M
Moysés R.01:39:23
Não não interessa, mas é assim Claro você ainda mais um dia, né? Assim
M
Marcelo K.01:39:26
Eu acho que quando a gente tiver um acervo de vídeo porque Tik Tok é vídeo,
M
Moysés R.01:39:28
você tem o roteiro e você materializou ele também no vídeo esse vídeo, você tem direito autorais sobre ele mesmo que pareça que não tem muita serventia não tem nada cara, mas tem tanto que tem gente que tá copiando.
R
Rafaella d.M.01:39:41
Não temos pretensão Tik Tok.
M
Moysés R.01:39:42
Você tem o valor nisso intelectual? por enquanto
T
Tiago P.01:39:54
Por enquanto não.
M
Moysés R.01:39:57
Por enquanto acho que não.
R
Rafaella d.M.01:39:58
para só o que eu vejo conteúdo falando sobre isso no Tik Tok de gente que copia o vídeo até assistir essa semana um rapaz, ele era da área de
M
Moysés R.01:40:08
Tô sem memória no meu celular. Não cabe mais o Tik Tok.
R
Rafaella d.M.01:40:12
Gente. Mas é só deixar uns vídeos meus programados. Mas não tem vários nomes falando ou é muito antigo?
M
Moysés R.01:40:18
Calma calma, vamos para a próxima.
M
Marcelo K.01:40:23
né? Não tem carrossel.
M
Moysés R.01:40:29
Sou muito antigos, meu cabelo tá diferente.
M
Marcelo K.01:40:32
Ah mas não é problema.
M
Moysés R.01:40:33
Eu tô zoando, eu nem sei assim, calma. Ai meu Deus, não espera. não, mas eu acho que Não agora não agora não, Rafa. Calma a gente tá quase para terminar a gente
R
Rafaella d.M.01:40:46
Eu tenho.
M
Moysés R.01:40:48
vai terminar a reunião não joga essa bomba agora no final.
R
Rafaella d.M.01:40:50
Eu jogo mesmo, porque vocês Stories e assim o público de você está no Tik Tok, por exemplo o meu público na maioria das vezes não tá no Tik Tok lá eu atuo mais como uma micro influenciadora não tá lá no Tik Tok, mas assim o de vocês tá lá, entendeu? Então assim não quero que isso seja uma obrigação de vocês, mas quem sabe deixar uns conteúdos pré-prontos faz ali um agendamento não necessariamente ali. Vocês precisam celular ligado responder, mas dá para gerar o link para rodar. Era o que eu queria pronto tava guardado.
M
Moysés R.01:41:40
Tá bom, plantão, plantou a semente, né?
R
Rafaella d.M.01:41:43
Até a semente eu acho uma boa tá gente? Eu sei que é muito difícil lidar com duas redes sociais que são diferentes, mas assim vocês têm muita potência para Tik Tok muito. receita Eu pensaria mais um pouco.
T
Tiago P.01:42:09
É que é tudo novo, né para nós.
R
Rafaella d.M.01:42:15
Se tu postar 6 por dia tu explode em 15 dias.
M
Marcelo K.01:42:16
Cara, eu comecei a gente começou aí trocou troquei de social media, né? Aí essa nova não continuou os trabalhos no Tik Tok. Eu também não falei mais nada e ficou por isso mesmo, mas sim cara, a gente quer pegar eu a gente eu estou separando aos poucos os melhores vídeos para a gente replicar lá aí vai posta tudo de uma vez assim um por dia e vai se embora.
M
Marcelo K.01:42:47
Olha aí, ó, eu vou jantar então 15 dias. Eita pega tem que ter vídeo hein 15 x 6 90 vídeo vou juntar 90 vídeo postar tudo de uma vez.
R
Rafaella d.M.01:42:59
Com as hashtags certas, tá? E bota explode na hora.
T
Tiago P.01:43:09
caraca
M
Marcelo K.01:43:10
Mas acho que eu não tenho tudo isso, eu vou postar uma por dia mesmo que vai demorar mais, mas olha eu vejo o Tik Tok com bons olhos assim, eu acho que a gente tem que enfim. Eu acho que de repente a gente pode trabalhar no sentido de proteger o conteúdo do próprio Tik toker porque a galera ela reclama muito de cópia.
R
Rafaella d.M.01:43:31
Muito muito.
M
Marcelo K.01:43:32
Tem um rapaz, cara que ele é muito bom é um moleque simples assim, ele sempre aparece numa numa sacada. De uma casa assim bem simples e ele criou os textos. Muito legais, ele sempre ele dialogando com alguém assim, cara, ele já falou várias vezes ele Posta as pessoas que copiam e são pessoas muito grandes. Ela fala assim, cara, a pessoa vem no protó de conteúdo pequeno pega o roteiro pega tudo e replica e a galera normalizou isso e ele e ele e ele fez o vídeo reclamando disso e a galera nos comentários descendo a pau nele é você acha que você é dono do humor, você acha que você é dono das piadas? Não sei o quê, Tipo não é isso cara. É que o cara tem as próprias textos, ele é um humorista que faz a própria parada dele, então esse é um por exemplo seria de repente um cara que ele vai fazer o vídeo registra na smile e solta porque no Tik Tok o Tik Tok paga eu não sei quanto que paga, né? Não sei se chega a pagar tipo mais de r$ 25 por vídeo, mas se ele ganhar mais de r$ 25 por vídeo.
M
Marcelo K.01:44:40
Já compensa ele tá registrando, né? Se esse é o trabalho dele. Se eu tô errado Tik Tok paga né? Não sei eu sei que YouTube paga mas Tik Tok
M
Moysés R.01:44:51
É assim, a gente tem muita coisa ainda porque eu também tenho.
M
Marcelo K.01:44:52
eu não tenho 100% de certeza.
R
Rafaella d.M.01:44:54
Vocês ligam só um minutinho rapidinho, eu sei. Não a gente pode ser eu sei que você deve estar com ódio da minha cara.
M
Moysés R.01:45:04
Que o resto não.
M
Marcelo K.01:45:09
Valeu, tchau.
R
Rafaella d.M.01:45:10
Pois pois então vamos encerrar eu vou mandar a transcrição. Vou organizar as ideias vou estruturar melhor os posts pensem a respeito sobre o Tik Tok, viu Moisés?
T
Tiago P.01:45:21
Então tá bom pessoal. Obrigado aí obrigado. Obrigado. Tchau, tchau.
M
Moysés R.01:45:23
Valeu boa semana. tchau
Documento confidencial · Uso exclusivo do cliente · Rafaella da Mata